Pular para o conteúdo principal

EMPRESÁRIA DO SUL DE MINAS É A ÚNICA BRASILEIRA FINALISTA DO PRÊMIO EMPRETEC

Rosana Marques concorre com mulheres de nove países

A história empresarial de Rosana Marques, fundadora da Ouseuse, maior empresa de moda íntima do polo mineiro do setor, Juruaia, chamou a atenção dos organizadores do Empretec, desenvolvido pela Organização das Nações Unidades (ONU). 

Com perseverança, a empresária ajudou a colocar a cidade no mapa têxtil do Brasil com a criação do polo e, consequentemente, a mudar a economia local. Essa prerrogativa a colocou como a única brasileira para a final do Prêmio Empretec.

“Foi uma grata surpresa estar entre as 10 finalistas do Prêmio Empretec. É a coroação de um trabalho desenvolvido há mais de 20 anos e tenho que agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo todo esse tempo, pois sem elas, nada disso seria possível. Amigos, familiares, amigos e instituições variadas me ajudaram nessa trajetória. É um estímulo muito grande ser reconhecida por sonhar e transformar uma comunidade”, comenta Rosana Marques.

Em 2018, o concurso recebeu mais de 50 nomeações de 19 países. A organização do Prêmio escolheu as dez finalistas com base em critérios de inovação, liderança e impacto nas comunidades. 

O Prêmio Empretec 2018 irá conhecer os vencedores no dia 25 de outubro, em cerimônia a ser realizada em Genebra, na Suíça. Rosana Marques concorre com outras nove mulheres empreendedoras, provenientes do Uruguai, Equador, Venezuela, Jordânia, Gâmbia, Índia, Moçambique, Uganda e Zâmbia.

Rosana Marques tem sido destaque nos últimos anos por suas ações em prol do desenvolvimento de Juruaia e do setor de moda íntima. À frente da Ouseuse há mais de 20 anos, a empresária já angariou vários prêmios e foi indicada a outros, como o Prêmio Claudia, o mais importante da América Latina.

O Empretec
O Empretec é um seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 34 países.  

No Brasil, é ministrado exclusivamente pelo Sebrae, e o seminário mostra que, para crescer, é preciso acreditar na própria causa pessoal.  

Durante seis dias, os participantes são estimulados a potencializar 10 características empreendedoras capazes de transformar o seu negócio e a sua vida.  Criado em 1988, também promove capacitações para empresárias — mais de 400 mil empreendedoras de 40 países já participaram dos treinamentos da UNCTAD.

Considerado uma das mais destacadas ferramentas de capacitação empresarial disponíveis no Brasil, tem por objetivo formar e desenvolver aptidões empreendedoras em seus participantes: busca de oportunidades e iniciativa; exigência de qualidade e eficiência; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; busca de informações; persuasão e rede de contato; e independência e autoconfiança. 

O Empretec permite aos participantes descobrirem e explorarem seu potencial para a livre-iniciativa e qualquer pessoa pode participar.

com Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.