Pular para o conteúdo principal

EMPRESÁRIA DO SUL DE MINAS É A ÚNICA BRASILEIRA FINALISTA DO PRÊMIO EMPRETEC

Rosana Marques concorre com mulheres de nove países

A história empresarial de Rosana Marques, fundadora da Ouseuse, maior empresa de moda íntima do polo mineiro do setor, Juruaia, chamou a atenção dos organizadores do Empretec, desenvolvido pela Organização das Nações Unidades (ONU). 

Com perseverança, a empresária ajudou a colocar a cidade no mapa têxtil do Brasil com a criação do polo e, consequentemente, a mudar a economia local. Essa prerrogativa a colocou como a única brasileira para a final do Prêmio Empretec.

“Foi uma grata surpresa estar entre as 10 finalistas do Prêmio Empretec. É a coroação de um trabalho desenvolvido há mais de 20 anos e tenho que agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo todo esse tempo, pois sem elas, nada disso seria possível. Amigos, familiares, amigos e instituições variadas me ajudaram nessa trajetória. É um estímulo muito grande ser reconhecida por sonhar e transformar uma comunidade”, comenta Rosana Marques.

Em 2018, o concurso recebeu mais de 50 nomeações de 19 países. A organização do Prêmio escolheu as dez finalistas com base em critérios de inovação, liderança e impacto nas comunidades. 

O Prêmio Empretec 2018 irá conhecer os vencedores no dia 25 de outubro, em cerimônia a ser realizada em Genebra, na Suíça. Rosana Marques concorre com outras nove mulheres empreendedoras, provenientes do Uruguai, Equador, Venezuela, Jordânia, Gâmbia, Índia, Moçambique, Uganda e Zâmbia.

Rosana Marques tem sido destaque nos últimos anos por suas ações em prol do desenvolvimento de Juruaia e do setor de moda íntima. À frente da Ouseuse há mais de 20 anos, a empresária já angariou vários prêmios e foi indicada a outros, como o Prêmio Claudia, o mais importante da América Latina.

O Empretec
O Empretec é um seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 34 países.  

No Brasil, é ministrado exclusivamente pelo Sebrae, e o seminário mostra que, para crescer, é preciso acreditar na própria causa pessoal.  

Durante seis dias, os participantes são estimulados a potencializar 10 características empreendedoras capazes de transformar o seu negócio e a sua vida.  Criado em 1988, também promove capacitações para empresárias — mais de 400 mil empreendedoras de 40 países já participaram dos treinamentos da UNCTAD.

Considerado uma das mais destacadas ferramentas de capacitação empresarial disponíveis no Brasil, tem por objetivo formar e desenvolver aptidões empreendedoras em seus participantes: busca de oportunidades e iniciativa; exigência de qualidade e eficiência; capacidade de correr riscos calculados; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; busca de informações; persuasão e rede de contato; e independência e autoconfiança. 

O Empretec permite aos participantes descobrirem e explorarem seu potencial para a livre-iniciativa e qualquer pessoa pode participar.

com Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho