Pular para o conteúdo principal

PROFESSORA APOSENTADA DO DED É HOMENAGEADA NA 14º MOSTRA INTERNACIONAL DO CINEMA NEGRO


Afirmando sua dimensão pedagógica e com foco nas ações positivas das minorias em favor das africanidades, fazendo cinema em prol da diversidade e das relações humanas, aconteceu a abertura da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, na sede da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo.

Nesta edição, o curador da Mostra, cineasta, escritor, antropólogo e acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor doutor Celso Luiz Prudente, reuniu personalidades da cultura, da academia, da literatura e das lutas de movimentos sociais a favor das relações democráticas como o Movimento Negro Unificado (MNU).

A cerimônia de abertura foi marcada pela homenagem às pessoas que tiveram relevância nas lutas artísticas e pedagógicas possibilitando a ampliação das relações do bem socialmente válido. 

Neste contexto, do cinema como dimensão pedagógica e elemento norteador da alegria e vontade de união, que, segundo o curador Celso Prudente, se transmite na afirmação das minorias, nas possibilidades em construir o encontro da cultura e educação, que a professora aposentada e colaboradora voluntária do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), doutora Cláudia Ribeiro, foi homenageada por sua trajetória acadêmica. 

Na ocasião, foi lançada a obra de autoria do curador da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, o antropólogo e professor, Celso Prudente, que discute as contribuições reflexivas para a compreensão da questão afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem, intitulada ‘A dimensão pedagógica do cinema negro aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: O olhar de Celso Prudente’. 


Apresentando a obra, a professora doutora Cláudia Ribeiro traz no texto, a história da “partilha que tem potencializado saberes e fazeres ao longo dos anos, especialmente nos intercâmbios das Mostras Internacionais do Cinema Negro”.

A apresentação dos homenageados se deu através de um vídeo, bem como os filmes que serão apresentados durante os dias da Mostra que vai até 12 de Agosto. 


Receberam o troféu ‘Ofó de Xangô’ e medalha, a professora Cláudia Ribeiro, a secretária adjunta de cultura da cidade de São Paulo, a secretária de cultura do Estado de São Paulo, o escritor e pesquisador das africanidades, a jornalista e ativista dos direitos humanos e fundadora do Movimento Negro Unificado, a vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, a diretora Cultural do Memorial da América Latina e o diretor do Sesc São Paulo, na presença de cineastas, acadêmicos e pesquisadores de várias universidades brasileiras, atores, autores de obras literárias, fotógrafos, sambistas, cantores e cantoras, dentre outras personalidades como Cônsul do Peru, que, segundo a professora Cláudia, assumem, como Celso Prudente, com coragem e resistência, o chamamento da vida “entre a vontade de conhecer e o encantamento da descoberta’. 


Assim, encerrando a abertura da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, com música cantada, solo de piston e música folclórica uruguaia, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirmou a relevância da Mostra na transformação do mundo em um mundo de absoluta igualdade do ser humano, que é o mundo das artes, onde cultura e educação têm este papel. 

A professora Cláudia Ribeiro estava acompanhada de sua irmã, a nutricionista Sandra Ribeiro e a jornalista Fátima Ribeiro.

com informações de Fátima Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...