Pular para o conteúdo principal

PROFESSORA APOSENTADA DO DED É HOMENAGEADA NA 14º MOSTRA INTERNACIONAL DO CINEMA NEGRO


Afirmando sua dimensão pedagógica e com foco nas ações positivas das minorias em favor das africanidades, fazendo cinema em prol da diversidade e das relações humanas, aconteceu a abertura da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, na sede da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo.

Nesta edição, o curador da Mostra, cineasta, escritor, antropólogo e acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor doutor Celso Luiz Prudente, reuniu personalidades da cultura, da academia, da literatura e das lutas de movimentos sociais a favor das relações democráticas como o Movimento Negro Unificado (MNU).

A cerimônia de abertura foi marcada pela homenagem às pessoas que tiveram relevância nas lutas artísticas e pedagógicas possibilitando a ampliação das relações do bem socialmente válido. 

Neste contexto, do cinema como dimensão pedagógica e elemento norteador da alegria e vontade de união, que, segundo o curador Celso Prudente, se transmite na afirmação das minorias, nas possibilidades em construir o encontro da cultura e educação, que a professora aposentada e colaboradora voluntária do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), doutora Cláudia Ribeiro, foi homenageada por sua trajetória acadêmica. 

Na ocasião, foi lançada a obra de autoria do curador da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, o antropólogo e professor, Celso Prudente, que discute as contribuições reflexivas para a compreensão da questão afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem, intitulada ‘A dimensão pedagógica do cinema negro aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: O olhar de Celso Prudente’. 


Apresentando a obra, a professora doutora Cláudia Ribeiro traz no texto, a história da “partilha que tem potencializado saberes e fazeres ao longo dos anos, especialmente nos intercâmbios das Mostras Internacionais do Cinema Negro”.

A apresentação dos homenageados se deu através de um vídeo, bem como os filmes que serão apresentados durante os dias da Mostra que vai até 12 de Agosto. 


Receberam o troféu ‘Ofó de Xangô’ e medalha, a professora Cláudia Ribeiro, a secretária adjunta de cultura da cidade de São Paulo, a secretária de cultura do Estado de São Paulo, o escritor e pesquisador das africanidades, a jornalista e ativista dos direitos humanos e fundadora do Movimento Negro Unificado, a vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, a diretora Cultural do Memorial da América Latina e o diretor do Sesc São Paulo, na presença de cineastas, acadêmicos e pesquisadores de várias universidades brasileiras, atores, autores de obras literárias, fotógrafos, sambistas, cantores e cantoras, dentre outras personalidades como Cônsul do Peru, que, segundo a professora Cláudia, assumem, como Celso Prudente, com coragem e resistência, o chamamento da vida “entre a vontade de conhecer e o encantamento da descoberta’. 


Assim, encerrando a abertura da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, com música cantada, solo de piston e música folclórica uruguaia, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirmou a relevância da Mostra na transformação do mundo em um mundo de absoluta igualdade do ser humano, que é o mundo das artes, onde cultura e educação têm este papel. 

A professora Cláudia Ribeiro estava acompanhada de sua irmã, a nutricionista Sandra Ribeiro e a jornalista Fátima Ribeiro.

com informações de Fátima Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho