Pular para o conteúdo principal

CONSELHEIRO SUBSTITUTO LICURGO MOURÃO APONTA IRREGULARIDADES EM EDITAL DE PPP EM UBERABA


Em sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) do dia 28 de agosto, o conselheiro substituto Licurgo Mourão [foto] trouxe voto-vista relativo a denúncia contra a licitação instaurada pelo município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, deflagrada em 2016.

O processo trata da formalização de parceria público-privada (PPP) para prestação de serviços de iluminação em vias e áreas públicas locais, incluindo o desenvolvimento, a modernização, ampliação, eficientização energética, operação e manutenção desses mesmos serviços.

Após análise dos autos, irregularidades levaram o conselheiro substituto a votar pela suspensão da contratação da PPP, destacando o endividamento a que uma eventual contratação de PPP levaria o município e inviabilizando sua sustentabilidade financeira. 

Licurgo Mourão apontou que não foi realizada uma análise que comparasse os custos da PPP e de outras formas de contratação, e que a conveniência da contratação de uma PPP para os serviços de iluminação pública não foi suficientemente demonstrada.

Os recursos para a celebração de tal contrato adviriam unicamente da arrecadação da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), mas não há margem de segurança entre o valor arrecadado por meio dessa contribuição e o valor definido para os gastos com o contrato, nem garantia de recursos com origem diversa. 

Desse modo, o município pode ficar em situação de risco em face de que poderá ter que arcar com os ônus de possível insuficiência do montante arrecadado.

Com base em dados da consultoria Radar PPP e em relatórios de execução orçamentária dos entes públicos enviados pelo Tesouro Nacional, constatou-se que, no Brasil, 80% dos estados e prefeituras com PPPs em vigor não acompanham adequadamente o impacto fiscal de longo prazo de seus contratos, que implicam pagamentos mensais por períodos que podem chegar a 35 anos, transferindo os custos das obras a futuros gestores sem o devido planejamento.

O conselheiro substituto Licurgo Mourão chamou ainda a atenção para recente relatório do Tribunal de Contas Europeu a respeito de PPPs cofinanciadas pela União Europeia na França, Grécia, Irlanda e Espanha, aprovado em 7 de fevereiro deste ano, no qual se ressaltou a imperiosa realização de análise comparativa prévia entre as opções de contratação, a fim de otimizar os recursos a serem empregados e de garantir execução bem-sucedida dessas PPPs.

Considerando a possibilidade de abertura de propostas da nova Concorrência pelo município de Uberaba, com o mesmo objeto, iniciada no Edital n. 5/16 e agora no Edital n. 9/18, Licurgo Mourão votou pela suspensão da contratação da PPP, na situação em que ora se encontra. 

Veja a manifestação na íntegra: 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...