Pular para o conteúdo principal

COPASA DIMINUI ÍNDICE DA TAXA DE ESGOTO PARA QUASE 2 MIL IMÓVEIS DE POUSO ALEGRE

 Cobrança muda de "esgoto tratado" para “esgoto coletado” e tem redução de 57,5% do preço da tarifa

A situação dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) tem sido alvo de discussões, polêmicas e até Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI's) em diversas cidades do Estado de Minas Gerais. Tem município que chegou até a medida extrema de romper o contrato com a concessionária, como foi o caso de Bom Despacho, no Centro-Oeste do Estado.

Em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a reclamações são diferentes de outros municípios e a Câmara Municipal da cidade chegou a instalar uma CPI para investigar a prestação dos serviços da empresa na cidade.

Na cidade, os esforços para buscar uma solução diante dos problemas da COPASA não ficou restrito ao Legislativo e atendendo as seguidas solicitações formuladas pela prefeitura da cidade, em comunicado foi feito ao Gabinete do Prefeito na tarde desta segunda-feira, 10, pela gerente do Distrito Regional da COPASA em Pouso Alegre, Rosângela Makssur Krepp, a empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água no município, alterou a cobrança da taxa de esgoto em 1.725 imóveis do sistema local. 

Até o mês de agosto, era cobrada a taxa referente ao “esgoto tratado”, que alcançava 95% do valor da água consumida. Já neste mês, a cobrança passa a ser denominada “esgoto coletado” e tem redução de 57,5% do preço da tarifa. A medida alcança 270 matrículas do bairro Jardim Yara, 230 do São Geraldo, 225 do Jardim Canadá e 1000 do bairro Aristeu Costa Rios.

De acordo com a prefeitura da cidade, a decisão que diminuiu a cobrança no índice da taxa de esgoto cobrado pela COPASA em alguns bairros da cidade é apenas o primeiro resultado de um esforço em conjunto do Poder Executivo com parte do Poder Legislativo e Ministério Público (MP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...