Pular para o conteúdo principal

COPASA DIMINUI ÍNDICE DA TAXA DE ESGOTO PARA QUASE 2 MIL IMÓVEIS DE POUSO ALEGRE

 Cobrança muda de "esgoto tratado" para “esgoto coletado” e tem redução de 57,5% do preço da tarifa

A situação dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) tem sido alvo de discussões, polêmicas e até Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI's) em diversas cidades do Estado de Minas Gerais. Tem município que chegou até a medida extrema de romper o contrato com a concessionária, como foi o caso de Bom Despacho, no Centro-Oeste do Estado.

Em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a reclamações são diferentes de outros municípios e a Câmara Municipal da cidade chegou a instalar uma CPI para investigar a prestação dos serviços da empresa na cidade.

Na cidade, os esforços para buscar uma solução diante dos problemas da COPASA não ficou restrito ao Legislativo e atendendo as seguidas solicitações formuladas pela prefeitura da cidade, em comunicado foi feito ao Gabinete do Prefeito na tarde desta segunda-feira, 10, pela gerente do Distrito Regional da COPASA em Pouso Alegre, Rosângela Makssur Krepp, a empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água no município, alterou a cobrança da taxa de esgoto em 1.725 imóveis do sistema local. 

Até o mês de agosto, era cobrada a taxa referente ao “esgoto tratado”, que alcançava 95% do valor da água consumida. Já neste mês, a cobrança passa a ser denominada “esgoto coletado” e tem redução de 57,5% do preço da tarifa. A medida alcança 270 matrículas do bairro Jardim Yara, 230 do São Geraldo, 225 do Jardim Canadá e 1000 do bairro Aristeu Costa Rios.

De acordo com a prefeitura da cidade, a decisão que diminuiu a cobrança no índice da taxa de esgoto cobrado pela COPASA em alguns bairros da cidade é apenas o primeiro resultado de um esforço em conjunto do Poder Executivo com parte do Poder Legislativo e Ministério Público (MP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.