Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROPÔE AÇÃO DE PERDA DO MANDATO DE FELIZARDO

Atual presidente da Câmara Municipal de Lavras se desfiliou do PSD e se lançou candidato a deputado estadual pelo PSB

O procurador da república Ângelo Giardini de Oliveira, do Ministério Público Eleitoral (MPE), órgão da Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais (PRE-MG), entrou propôs com ação de perda de mandato eletivo contra o atual presidente da Câmara Municipal de Lavras, no Sul de Minas, vereador João Paulo Felizardo [foto], do PSB, que é candidato a deputado estadual.

De acordo com o MPE, a partir de provocação da Procuradoria Regional Eleitoral, por meio do corregedor-regional eleitoral do TRE/MG emitiu a todas as zonas eleitorais do Estado de Minas Gerais com o fim de levantar informações sobre as desfiliações partidárias de vereadores do estado com aproveitamento indevido da janela partidária.

A 160ª Zona Eleitoral (ZE) de Lavras comunicou a desfiliação de João Paulo Felizardo do partido pelo qual se elegeu, o PSD (informado equivocadamente como sendo o PSC), e sua filiação ao PSB, em 6 de abril de 2018, conforme informações do cartório eleitoral e do sistema FiliaWeb do Tribunal Superior Eleitoral.

Ainda segundo o MPE, "até o presente momento, a análise da situação em apreço não revela a existência de qualquer das causas de justificação arroladas no parágrafo único do art. 22-A da Lei nº 9.096/95, com a redação dada pela Lei nº 13.165/15, quais sejam: mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de desfiliação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente". 

Em seu parecer, o procurador regional eleitoral Ângelo Giardini de Oliveira destaca que embora o requerido tenha se desfiliado no período da janela partidária, prevista como justa causa pelo inciso III, do art. 22-A, da Lei nº 9.096/95, incluído pela Lei nº 13.165/15, "certo é que conforme redação do próprio inciso, em sua parte final, a janela se aplica apenas àqueles que estejam em fim de mandato, o que não é o caso dos vereadores eleitos em 2016, conforme também recentemente decidiu o e. TSE na Consulta (Cta.) nº 0600159-55.2018.6.00.0000, Relator o Ministro Admar Gonzaga, em julgamento de 13/03/2018".

Conforme o parecer emitido pelo procurador, em consulta realizada no sítio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), não foi encontrada nenhuma ação proposta pelo partido PSD, após a desfiliação do vereador requerido, visando a decretação da perda de seu mandato por infidelidade partidária.

Sendo assim, "destarte, configurada a desfiliação partidária sem justa causa, somada à inércia do partido desfalcado, impõe-se à Procuradoria Regional Eleitoral o dever de postular a decretação de perda do mandato eletivo do requerido, observado o prazo decadencial descrito no artigo 1º, §2º, in fine, da Resolução TSE nº 22.610/07".

O procurador Ângelo Giardini conclui, então, o seu parecer enfatizando que "ante o exposto, a Procuradoria Regional Eleitoral requer seja recebida a presente petição inicial e determinada a citação do vereador requerido para apresentar resposta, no prazo de 5 (cinco) dias contados do ato da citação, em cujo mandado deverá constar expressa advertência de que, em caso de revelia, serão presumidos verdadeiros os fatos afirmados na inicial, bem como pugna pela citação, na condição de litisconsorte passivo, do Partido Socialista Brasileiro - PSB, e requer seja julgado procedente o pedido para decretar a perda de seu mandato, por desfiliação partidária sem justa causa..."




Trechos da ação proposta pelo MPE - clique nas imagens para ampliar

Outro lado
A redação do Blog O Corvo Veloz entrou em contato com a assessoria de imprensa do vereador e candidato a deputado estadual João Paulo Felizardo, que não se manifestou sobre o assunto.

Comentários

Anônimo disse…
Para os eleitores tanto faz : não há ganhos nem perdas.
Anônimo disse…
que comecem os jogos
Anônimo disse…
Ta parecendo o Doria. Usou a eleicao municipal de trampolim.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...