Pular para o conteúdo principal

"PRA NÓS, TODO AMOR DO MUNDO"

 Formação de identidade e consumo musical dos fãs da banda Los Hermanos


Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) analisou o perfil dos fãs da banda Los Hermanos. Foram entrevistadas pessoas com idade entre 25 e 45 anos que, em sua juventude, tiveram contato com a banda, desenvolvendo e mantendo o apreço pela banda até os dias atuais. 

De acordo com os pesquisadores, o principal impacto que as canções da banda Los Hermanos geram nos fãs é o incentivo à reflexão. Essas pessoas geralmente buscam nessas canções um apoio ao que estão vivenciando, ou às atitudes que tomam em relação a si mesmo e às outras pessoas.

“Um ponto em comum entre a maioria dos entrevistados é a consciência de que, apesar de agirem de forma transparente, nem sempre a imagem que têm de si mesmo é percebida da mesma forma pelas outras pessoas, tornando-os, muitas vezes, incompreendidos pela sociedade. Coincidência ou não, essa incompreensão é apresentada como tema de ‘Cara estranho’, uma das músicas da banda mais citadas pelos entrevistados por sua importância e representatividade”, comenta o pesquisador Andre Luiz Neves, mestre no Programa de Pós-Graduação em Administração, orientado pelo professor Daniel Carvalho Rezende.

A pesquisa identificou que os principais traços de identidade dos fãs são o hermetismo no convívio, a determinação no alcance dos objetivos e a reflexão diante das situações cotidianas, muitas vezes realizada de forma lírica e romantizada. 

“Por meio das entrevistas, foi possível perceber que os fãs da banda são pessoas com personalidades, em geral, mais tímidas, com uma tendência a refletir sobre os diversos temas da vida, buscando, com isso, o seu desenvolvimento pessoal. Para a maioria deles, o momento que gostam de ouvir as músicas é quando estão sozinhos a pensar na vida, tranquilos ou com algum problema a resolver”, relatam.

Segundo os pesquisadores, a diversidade de temas das letras das músicas, característica apontada em várias entrevistas, acaba gerando certa indecisão na escolha de uma música com a qual o entrevistado mais se identifica. Dentre as mais citadas, estão: “O velho e o moço”, “Cara estranho”, “O vento”, “Conversa de botas batidas”, “Sentimental” e “Sapato Novo”. 

Além disso, outra característica comum entre os fãs de Los Hermanos é o ecletismo, pois muitos relataram ouvir diversos gêneros de música, fato esse que condiz com a mistura de gêneros e ritmos feita pela banda.

Os pesquisadores também consideram os fãs de Los Hermanos como “fãs maduros”, visto que possuem uma relação menos fixada na persona do artista e mais na obra construída. 

“Em uma entrevista à rede de televisão Multishow, no programa “Um chope com”, Marcelo Camelo afirma que as pessoas têm uma relação muito tranquila e cordata com a banda, mesmo os fãs mais aficionados que até tatuam a própria pele com letras de músicas e símbolos relacionados à banda. 

Segundo ele, ‘elas gostam muito da música, a música faz companhia a elas e não necessariamente isso chega até a gente [músicos da banda], é uma relação que as pessoas têm com a música’”.

E, de acordo com a pesquisa, escutar as músicas da banda Los Hermanos ainda continua sendo um hábito para os entrevistados, mesmo após a separação dos integrantes da banda, ou como eles preferem definir: um hiato por tempo indeterminado. 

“Sendo assim, a banda Los Hermanos ainda suscita a admiração dos fãs, o que reforça as práticas de consumo de produtos e serviços associados ao grupo”, afirmam.

com Camila Caetano - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...