quinta-feira, 15 de novembro de 2018

CEFET ADIA INÍCIO DE CURSOS EM CAMPO BELO


Os cursos técnicos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET) em Campo Belo, no Sul de Minas, foram adiados para o ano de 2019. No ano de 2017, o Município iniciou as tratativas para instalação da unidade do CEFET, com a oferta de 2 cursos iniciais para o ano de 2018 e a pretensão de mais 1 curso para o ano de 2019. 

No dia 20 de fevereiro deste ano, foi realizada audiência pública para comunicar a toda população o interesse na instalação do Centro de Ensino Técnico (CET) e a disponibilização de consulta pública por meio do site da Prefeitura para escolha dos cursos a serem implantados. 

Com a escolha dos cursos, foi marcada uma reunião na sede do CEFET em Belo Horizonte, onde definiu-se a equipe do CEFET responsável pela elaboração do projeto de implantação dos cursos técnicos. De acordo com a prefeitura de Campo Belo, após esta definição, foi encaminhado a documentação solicitada para aprovação do projeto junto aos Conselhos Superiores e Especializado do CEFET. Esta aprovação é condição para instalação da unidade no município.

Ainda de acordo com a administração da cidade, todas as tratativas eram no sentido de que o início do CET em Campo Belo, seria para o mês de agosto deste ano. Porém o município foi surpreendido com o recebimento do ofício 184/2018/DG/CEFET-MG/ME, datado de 3 de julho deste ano e recebido no dia seguinte, assinado por seu diretor-geral, Flávio Antônio dos Santos, informando o adiamento da data prevista para início dos cursos em Campo Belo. 

Explica o diretor, que houve um atraso na aprovação do projeto pelos Conselhos do CEFET, de modo não ser possível o início dos cursos para agosto do corrente ano, como amplamente divulgado anteriormente.

"Com o recebimento deste ofício e considerando que a instalação dos cursos técnicos não dependem apenas dos esforços do município, mas de todo um procedimento interno de aprovação a ser observado, comunicamos a toda população que o início dos cursos foi adiado para o ano de 2019, sem data prevista de começo", afirma a prefeitura da cidade, por meio de nota.

A prefeitura destaca ainda que o atraso se deu também em virtude da grave crise financeira que o país atravessa, com cortes significativos na educação e ainda com as vedações do período eleitoral.

Nenhum comentário: