Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE LEI BUSCA RETOMAR TERRENO DOADO PELO HOSPITAL VAZ MONTEIRO AO ESTADO EM 1962

 Imóvel se destinará a complementar as instalações do Hospital Vaz Monteiro. Instituição gera em torno de 2.000 empregos diretos e indiretos

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei (PL) 1989, de autoria do deputado estadual Fábio Cherem (PDT) que autoriza o Governo do Estado a doar um imóvel de 776m² ao Hospital Vaz Monteiro, em Lavras, no Sul de Minas, terra natal do parlamentar.

O projeto, que atualmente se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da ALMG, destaca que o imóvel se destina a complementar as instalações do Hospital Vaz Monteiro de Assistência à Infância e à Maternidade.

Em 1962, o Hospital Vaz Monteiro de Assistência à Infância e à Maternidade doou esse mesmo imóvel,  situado na Avenida Brasília com a Rua Procópio Alvarenga, ao Estado de Minas Gerais, que seria destinado à construção da Casa do Comando do 8º Batalhão de Infantaria de Lavras, atual 8º Batalhão de Polícia Militar, conforme condição expressa no registro do imóvel.

Entretanto, com o decorrer dos anos, com aumento da demanda de serviços e procedimentos, a necessidade do Hospital Vaz Monteiro por espaços para expansão aumentou e, tendo em vista que todo o espaço físico disponível já foi utilizado pelo hospital e que não há a possibilidade de expansão vertical.

Por isso, o parlamentar alega que a retomada do terreno doado ao Estado permitirá ao hospital a ampliação da oferta de novas vagas para internação com a construção de nova ala, a disponibilização de novos serviços, a construção do ambulatório de oncologia e a expansão do bloco cirúrgico e de serviços, como lavanderia e central de esterilização.

Em vista dessa realidade, é de extrema importância o retorno desse imóvel à entidade, para atender à necessidade do Hospital Vaz Monteiro de realizar benfeitorias e de expandir as suas instalações, a fim de garantir aos cidadãos o acesso à saúde de modo adequado e digno, além de melhor atendimento, destaca trecho do projeto de lei.

O hospital é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 1941, com mais de 70 anos de serviços prestados à comunidade de Lavras e região. Atende cerca de 185.000 pessoas anualmente, sendo que 7 em cada 10 internações ocorrem através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além disso, a instituição gera em torno de 2.000 empregos direta e indiretamente.

Tramitação
O PL 1989/2015 de autoria do deputado estadual Fábio Cherem está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de Minas, aguardando parecer. Após passar por está comissão, o projeto segue para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), para emissão de parecer. Após está comissão, o projeto segue para votação em Plenário, em dois turnos.

Fábio Cherem foi candidato a senador pelo PDT nas eleições de 2018, mas não se elegeu para o cargo.

A redação do Blog O Corvo-Veloz tentou contato com a assessoria do parlaparlamentar para saber qual será a atuação dele, após o fim do mandato de deputado estadual,  para viabilizar a aprovação deste projeto e sua importância para a cidade de Lavras, mas não obteve retorno.

Comentários

Milton disse…
excelente matéria!

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...