Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE LEI BUSCA RETOMAR TERRENO DOADO PELO HOSPITAL VAZ MONTEIRO AO ESTADO EM 1962

 Imóvel se destinará a complementar as instalações do Hospital Vaz Monteiro. Instituição gera em torno de 2.000 empregos diretos e indiretos

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei (PL) 1989, de autoria do deputado estadual Fábio Cherem (PDT) que autoriza o Governo do Estado a doar um imóvel de 776m² ao Hospital Vaz Monteiro, em Lavras, no Sul de Minas, terra natal do parlamentar.

O projeto, que atualmente se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da ALMG, destaca que o imóvel se destina a complementar as instalações do Hospital Vaz Monteiro de Assistência à Infância e à Maternidade.

Em 1962, o Hospital Vaz Monteiro de Assistência à Infância e à Maternidade doou esse mesmo imóvel,  situado na Avenida Brasília com a Rua Procópio Alvarenga, ao Estado de Minas Gerais, que seria destinado à construção da Casa do Comando do 8º Batalhão de Infantaria de Lavras, atual 8º Batalhão de Polícia Militar, conforme condição expressa no registro do imóvel.

Entretanto, com o decorrer dos anos, com aumento da demanda de serviços e procedimentos, a necessidade do Hospital Vaz Monteiro por espaços para expansão aumentou e, tendo em vista que todo o espaço físico disponível já foi utilizado pelo hospital e que não há a possibilidade de expansão vertical.

Por isso, o parlamentar alega que a retomada do terreno doado ao Estado permitirá ao hospital a ampliação da oferta de novas vagas para internação com a construção de nova ala, a disponibilização de novos serviços, a construção do ambulatório de oncologia e a expansão do bloco cirúrgico e de serviços, como lavanderia e central de esterilização.

Em vista dessa realidade, é de extrema importância o retorno desse imóvel à entidade, para atender à necessidade do Hospital Vaz Monteiro de realizar benfeitorias e de expandir as suas instalações, a fim de garantir aos cidadãos o acesso à saúde de modo adequado e digno, além de melhor atendimento, destaca trecho do projeto de lei.

O hospital é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 1941, com mais de 70 anos de serviços prestados à comunidade de Lavras e região. Atende cerca de 185.000 pessoas anualmente, sendo que 7 em cada 10 internações ocorrem através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além disso, a instituição gera em torno de 2.000 empregos direta e indiretamente.

Tramitação
O PL 1989/2015 de autoria do deputado estadual Fábio Cherem está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de Minas, aguardando parecer. Após passar por está comissão, o projeto segue para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), para emissão de parecer. Após está comissão, o projeto segue para votação em Plenário, em dois turnos.

Fábio Cherem foi candidato a senador pelo PDT nas eleições de 2018, mas não se elegeu para o cargo.

A redação do Blog O Corvo-Veloz tentou contato com a assessoria do parlaparlamentar para saber qual será a atuação dele, após o fim do mandato de deputado estadual,  para viabilizar a aprovação deste projeto e sua importância para a cidade de Lavras, mas não obteve retorno.

Comentários

Milton disse…
excelente matéria!

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...