Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE LEI BUSCA RETOMAR TERRENO DOADO PELO HOSPITAL VAZ MONTEIRO AO ESTADO EM 1962

 Imóvel se destinará a complementar as instalações do Hospital Vaz Monteiro. Instituição gera em torno de 2.000 empregos diretos e indiretos

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei (PL) 1989, de autoria do deputado estadual Fábio Cherem (PDT) que autoriza o Governo do Estado a doar um imóvel de 776m² ao Hospital Vaz Monteiro, em Lavras, no Sul de Minas, terra natal do parlamentar.

O projeto, que atualmente se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da ALMG, destaca que o imóvel se destina a complementar as instalações do Hospital Vaz Monteiro de Assistência à Infância e à Maternidade.

Em 1962, o Hospital Vaz Monteiro de Assistência à Infância e à Maternidade doou esse mesmo imóvel,  situado na Avenida Brasília com a Rua Procópio Alvarenga, ao Estado de Minas Gerais, que seria destinado à construção da Casa do Comando do 8º Batalhão de Infantaria de Lavras, atual 8º Batalhão de Polícia Militar, conforme condição expressa no registro do imóvel.

Entretanto, com o decorrer dos anos, com aumento da demanda de serviços e procedimentos, a necessidade do Hospital Vaz Monteiro por espaços para expansão aumentou e, tendo em vista que todo o espaço físico disponível já foi utilizado pelo hospital e que não há a possibilidade de expansão vertical.

Por isso, o parlamentar alega que a retomada do terreno doado ao Estado permitirá ao hospital a ampliação da oferta de novas vagas para internação com a construção de nova ala, a disponibilização de novos serviços, a construção do ambulatório de oncologia e a expansão do bloco cirúrgico e de serviços, como lavanderia e central de esterilização.

Em vista dessa realidade, é de extrema importância o retorno desse imóvel à entidade, para atender à necessidade do Hospital Vaz Monteiro de realizar benfeitorias e de expandir as suas instalações, a fim de garantir aos cidadãos o acesso à saúde de modo adequado e digno, além de melhor atendimento, destaca trecho do projeto de lei.

O hospital é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 1941, com mais de 70 anos de serviços prestados à comunidade de Lavras e região. Atende cerca de 185.000 pessoas anualmente, sendo que 7 em cada 10 internações ocorrem através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além disso, a instituição gera em torno de 2.000 empregos direta e indiretamente.

Tramitação
O PL 1989/2015 de autoria do deputado estadual Fábio Cherem está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de Minas, aguardando parecer. Após passar por está comissão, o projeto segue para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), para emissão de parecer. Após está comissão, o projeto segue para votação em Plenário, em dois turnos.

Fábio Cherem foi candidato a senador pelo PDT nas eleições de 2018, mas não se elegeu para o cargo.

A redação do Blog O Corvo-Veloz tentou contato com a assessoria do parlaparlamentar para saber qual será a atuação dele, após o fim do mandato de deputado estadual,  para viabilizar a aprovação deste projeto e sua importância para a cidade de Lavras, mas não obteve retorno.

Comentários

Milton disse…
excelente matéria!

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...