Pular para o conteúdo principal

TRANSTORNOS MENTAIS ATINGEM 6 MIL PESSOAS NAS VERTENTES

A coordenadora Regina Melo Bagnolli informou que o diagnóstico é feito pelos profissionais dos postos de saúde

Cerca de 6 mil pessoas são assistidas pelo município em relação a transtornos psiquiátricos. O balanço foi feito pela enfermeira Regina Melo Bagnolli, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del-Rei, nas Vertentes.

Este mês, comemora-se em todo o Brasil o Janeiro Branco que destaca as doenças mentais. A campanha foi lançada para divulgar a importância de se cuidar da saúde mental e diminuir assim o preconceito em relação à Psicoterapia.

Os serviços são prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Del Rei), que atende 3.836 pessoas cadastradas com transtornos mentais graves a severos em situação de crise psiquiátrica. É referência de 14 municípios da microrregião das Vertentes. Os transtornos mais comuns atendidos são a esquizofrenia, depressões graves e transtorno bipolar.

No Centro de Atenção Psicossociais Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), são atendidos os usuários que “fazem uso abusivo do álcool e outros tipos de drogas”, sendo referência também em 17 municípios. São 498 pessoas registradas desde outubro de 2015.

Na rede municipal de saúde, “temos o Núcleo de Saúde Mental, que recebe demandas da microrregião, onde são assistidas em torno de 2 mil pessoas. Os transtornos mais comuns são ansiedade, depressão, neuróticos e transtorno do pânico”, realçou. Além de enfermeira de curso superior especializada em saúde mental, Regina tem mestrado em Psicologia e é professora universitária.

Diagnóstico
Para fazer o diagnóstico, as pessoas devem procurar os postos de saúde do município, que encaminham os necessitados para essas unidades especializadas, onde “serão acolhidos pelo psiquiatra para diagnóstico e tratamento”. Em situação de crise, são avaliados  e, se for necessário, mantidos em permanência nos períodos da manhã e da tarde. Ali, serão assistidos por uma equipe multiprofissional. À noite, retornam para casa.

No Núcleo de Saúde Mental, recebem tratamento ambulatorial psiquiátrico e psicológico, dependendo do quadro. Também podem ficar em tratamento nas unidades básicas de saúde (postos), que contam com equipes de Estratégica de Saúde da Família, os antigos PSFs. Crianças e adolescentes não ficam em permanência/dia. Geralmente tem acompanhamento do  Núcleo.

Onde ficam
CAPS Del Rei: Rua São João, 37, Tijuco, telefone (32) 3372-5486
CAPS AD: Rua Maria Campos da Fonseca, 15, Colônia do Marçal, telefone (32) 3373-4114
Núcleo de Saúde Mental: Rua Farmacêutico Desidério Rodarte, 74, centro, telefone (32) 3371-4619.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...