Pular para o conteúdo principal

TRANSTORNOS MENTAIS ATINGEM 6 MIL PESSOAS NAS VERTENTES

A coordenadora Regina Melo Bagnolli informou que o diagnóstico é feito pelos profissionais dos postos de saúde

Cerca de 6 mil pessoas são assistidas pelo município em relação a transtornos psiquiátricos. O balanço foi feito pela enfermeira Regina Melo Bagnolli, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del-Rei, nas Vertentes.

Este mês, comemora-se em todo o Brasil o Janeiro Branco que destaca as doenças mentais. A campanha foi lançada para divulgar a importância de se cuidar da saúde mental e diminuir assim o preconceito em relação à Psicoterapia.

Os serviços são prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Del Rei), que atende 3.836 pessoas cadastradas com transtornos mentais graves a severos em situação de crise psiquiátrica. É referência de 14 municípios da microrregião das Vertentes. Os transtornos mais comuns atendidos são a esquizofrenia, depressões graves e transtorno bipolar.

No Centro de Atenção Psicossociais Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), são atendidos os usuários que “fazem uso abusivo do álcool e outros tipos de drogas”, sendo referência também em 17 municípios. São 498 pessoas registradas desde outubro de 2015.

Na rede municipal de saúde, “temos o Núcleo de Saúde Mental, que recebe demandas da microrregião, onde são assistidas em torno de 2 mil pessoas. Os transtornos mais comuns são ansiedade, depressão, neuróticos e transtorno do pânico”, realçou. Além de enfermeira de curso superior especializada em saúde mental, Regina tem mestrado em Psicologia e é professora universitária.

Diagnóstico
Para fazer o diagnóstico, as pessoas devem procurar os postos de saúde do município, que encaminham os necessitados para essas unidades especializadas, onde “serão acolhidos pelo psiquiatra para diagnóstico e tratamento”. Em situação de crise, são avaliados  e, se for necessário, mantidos em permanência nos períodos da manhã e da tarde. Ali, serão assistidos por uma equipe multiprofissional. À noite, retornam para casa.

No Núcleo de Saúde Mental, recebem tratamento ambulatorial psiquiátrico e psicológico, dependendo do quadro. Também podem ficar em tratamento nas unidades básicas de saúde (postos), que contam com equipes de Estratégica de Saúde da Família, os antigos PSFs. Crianças e adolescentes não ficam em permanência/dia. Geralmente tem acompanhamento do  Núcleo.

Onde ficam
CAPS Del Rei: Rua São João, 37, Tijuco, telefone (32) 3372-5486
CAPS AD: Rua Maria Campos da Fonseca, 15, Colônia do Marçal, telefone (32) 3373-4114
Núcleo de Saúde Mental: Rua Farmacêutico Desidério Rodarte, 74, centro, telefone (32) 3371-4619.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho