quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

TRANSTORNOS MENTAIS ATINGEM 6 MIL PESSOAS NAS VERTENTES

A coordenadora Regina Melo Bagnolli informou que o diagnóstico é feito pelos profissionais dos postos de saúde

Cerca de 6 mil pessoas são assistidas pelo município em relação a transtornos psiquiátricos. O balanço foi feito pela enfermeira Regina Melo Bagnolli, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del-Rei, nas Vertentes.

Este mês, comemora-se em todo o Brasil o Janeiro Branco que destaca as doenças mentais. A campanha foi lançada para divulgar a importância de se cuidar da saúde mental e diminuir assim o preconceito em relação à Psicoterapia.

Os serviços são prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Del Rei), que atende 3.836 pessoas cadastradas com transtornos mentais graves a severos em situação de crise psiquiátrica. É referência de 14 municípios da microrregião das Vertentes. Os transtornos mais comuns atendidos são a esquizofrenia, depressões graves e transtorno bipolar.

No Centro de Atenção Psicossociais Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), são atendidos os usuários que “fazem uso abusivo do álcool e outros tipos de drogas”, sendo referência também em 17 municípios. São 498 pessoas registradas desde outubro de 2015.

Na rede municipal de saúde, “temos o Núcleo de Saúde Mental, que recebe demandas da microrregião, onde são assistidas em torno de 2 mil pessoas. Os transtornos mais comuns são ansiedade, depressão, neuróticos e transtorno do pânico”, realçou. Além de enfermeira de curso superior especializada em saúde mental, Regina tem mestrado em Psicologia e é professora universitária.

Diagnóstico
Para fazer o diagnóstico, as pessoas devem procurar os postos de saúde do município, que encaminham os necessitados para essas unidades especializadas, onde “serão acolhidos pelo psiquiatra para diagnóstico e tratamento”. Em situação de crise, são avaliados  e, se for necessário, mantidos em permanência nos períodos da manhã e da tarde. Ali, serão assistidos por uma equipe multiprofissional. À noite, retornam para casa.

No Núcleo de Saúde Mental, recebem tratamento ambulatorial psiquiátrico e psicológico, dependendo do quadro. Também podem ficar em tratamento nas unidades básicas de saúde (postos), que contam com equipes de Estratégica de Saúde da Família, os antigos PSFs. Crianças e adolescentes não ficam em permanência/dia. Geralmente tem acompanhamento do  Núcleo.

Onde ficam
CAPS Del Rei: Rua São João, 37, Tijuco, telefone (32) 3372-5486
CAPS AD: Rua Maria Campos da Fonseca, 15, Colônia do Marçal, telefone (32) 3373-4114
Núcleo de Saúde Mental: Rua Farmacêutico Desidério Rodarte, 74, centro, telefone (32) 3371-4619.

com assessoria

Nenhum comentário: