Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DESENVOLVERÁ PROJETOS CONJUNTOS COM O SISTEM SisDIA


A Diretoria Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, no último dia 20, representantes do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA) do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, para discutir projetos conjuntos. A reunião foi presidida pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo.

No encontro, ficou decidido que as iniciativas deverão atender os interesses da defesa e, ao mesmo tempo, possuir aplicações tecnológicas industriais e de consumo. A cooperação será formalizada por meio de um protocolo de intenções, que já está em elaboração.

As áreas e linhas de pesquisa aplicáveis a projetos de desenvolvimento de produtos de defesa de curto e médio prazo do SisDIA incluem, entre outras, Sistemas Autônomos; Defesa Química e Biológica; Segurança da Informação e Computação de Alto Desempenho.

Estiveram presentes na reunião o coordenador geral do Escritório Regional Belo Horizonte do SisDIA, general Rômulo Bini; o coronel EB R1 Roger Matta; o coronel EB R1 Nilo Barros e o coronel EB R1 Samuel da Silva. A UFLA foi representada pela Diretoria Executiva, pela Pró-reitoria de Pesquisa e por docentes de diferentes departamentos. 

Após a reunião na Reitoria, foi realizada uma apresentação do SisDIA para a comunidade acadêmica da UFLA, no anfiteatro da InovaCafé. 

O general Rômulo Bini e sua equipe explicaram as potenciais aplicações da iniciativa, que tem como principal objetivo desenvolver pesquisas, produtos e tecnologias de mútuo interesse. 

Em breve, os pesquisadores presentes devem apresentar à equipe do SisDIA um compliado de propostas de projetos com potencial para desenvolvimento conjunto.

Sobre o SisDIA
O SisDIA é um programa de abrangência nacional, coordenado pelo Exército brasileiro com o objetivo de financiar o desenvolvimento de novas tecnologias a partir de relações entre universidades, empresas e governo.

O Exército atua no SisDIA de diferentes formas: fomentando ações, oferecendo recursos humanos e capacitação, realizando prospecção tecnológica e figurando como potencial comprador dos sistemas e produtos desenvolvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.