segunda-feira, 29 de abril de 2019

ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS ARRECADAM QUASE 3 TONELADAS DE ALIMENTOS

Produtos arrecadados já estão no Banco de Alimentos de Lavras

2,9 toneladas de alimentos arrecadados. Este é o resultado do "UFLA Alimenta - Gincana Solidária", uma ação organizada por estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e que teve como objetivo envolver a comunidade acadêmica da instituição e da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, em atendimento às demandas da sociedade do município de Lavras, no Sul de Minas, e apoio do Banco de Alimentos, que está sendo criado na cidade.

O resultado da gincana foi conhecido no último sábado, 27, durante a realização do "Dia D", na parte da manhã, no Centro de Integração Universitária (CIUNI), no campus da universidade. Além da apuração do resultado, o dia foi também marcado pela realização de diversas atividades culturais. 

O 1º lugar da gincana ficou com o curso de Engenharia de Alimentos, que arrecadou 897,5k de alimentos. O curso de Nutrição é o 2º colocado com 726kg de alimentos arrecadados. Já o terceiro lugar ficou com o curso de Administração, arrecadando 411,8kg de alimentos. 

A gincana teve o apoio da UFLA, Prefeitura Municipal de Lavras, Coletivo SANS Lavras, Consea-MG, além das Atléticas, Centros Acadêmicos e demais comunidade acadêmica da universidade.

Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos (CAEAL), representando o curso que obteve a primeira colocação na gincana

Representantes do curso de Nutrição, segundo colocado

Integrantes da Atlética Falcone, representando o curso de Administração, terceiro colocado

Sobre o Banco de Alimentos
O local onde funcionará o Banco de Alimentos está sendo reformado pela prefeitura. Será na Rua João Gonçalves Godinho, 195, Jardim Europa. Trata-se de uma iniciativa pautada na defesa do direito humano à alimentação adequada e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional. A ideia é de que todos têm direito a ter acesso permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sobre bases sustentáveis.

Após a inauguração, qualquer pessoa que queira contribuir pode se dirigir ao Banco de Alimentos e fazer sua doação. Mas o principal objetivo do Banco é combater o desperdício, recolhendo alimentos sem valor comercial, mas que ainda estejam adequados para consumo. Por isso, a expectativa é que os maiores parceiros sejam sacolões, supermercados, empresas e produtores rurais. Após passar por uma triagem de qualidade no Banco, os alimentos serão doados para instituições que distribuem refeições gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social e alimentar.

Alguns alimentos não serão recebidos no local; é o caso das refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos e produtos com prazo de validade vencido.

A contribuição do DNU
Além da colaboração ativa no processo de implantação do Banco de Alimentos e com a campanha de arrecadação, o Departamento de Nutrição (DNU) da UFLA apoiará a equipe do Banco com ações educativas, voltadas para o consumo consciente e para o resgate da cidadania.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns a todos os envolvidos.