Pular para o conteúdo principal

OAB RECORRE AO SUPREMO CONTRA BLOQUEIO DE RECURSOS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Ação é desdobramento de trabalho de comissão criada com a Andifes em defesa da autonomia

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ingressou, nesta semana, no Supremo Tribunal Federal (STF), com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que questiona os atos de contingenciamento das verbas para a educação superior. A iniciativa requer concessão de medida cautelar para suspender os bloqueios e proibir inexecuções arbitrárias de cotas de orçamento das universidades e instituições de ensino superior do país.

O bloqueio de recursos foi anunciado pelo Ministério da Educação, no fim de abril. De acordo com a Ordem, a medida viola a autonomia das universidades, pois os cortes atingem despesas discricionárias, que envolvem gastos com o custeio das instituições. 

A ação é um desdobramento do trabalho de comissão criada pela OAB e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em defesa da autonomia nas universidades. 

Ela é formada por reitores e advogados, entre os quais o professor Onofre Alves Batista Júnior, da Faculdade de Direito da UFMG. Segundo ele, os cortes representam um “verdadeiro atentado” contra a democracia e contra o próprio princípio da autonomia universitária. 

“A OAB tem função precípua de zelar pela ordem democrática. A liberdade de cátedra, o livre debate e a autonomia universitária são aspectos fundamentais da democracia. E é nesse sentido que investimos contra esses contingenciamentos, que, na prática, cumprem a missão de neutralizar a liberdade de pensamento”, justifica o professor.
Ofensa à constituição

Ainda de acordo com Onofre Batista, os contingenciamentos são inconstitucionais, pois ofendem o direito à garantia de oferta de um ensino superior de qualidade. “Isso ficou demonstrado de forma cabal no ato do ministro [da Educação, Abraham Weintraub]”, diz o professor, para quem nem mesmo a possibilidade de contingenciamento prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) justifica os cortes, uma vez que eles “ferem direitos constitucionais”. 

No artigo A balbúrdia do contingenciamento, publicado no Boletim UFMG no mês passado, o professor Onofre Batista discorre sobre a inconstitucionalidade dos cortes.

A ADPF proposta pela OAB foi distribuída preventivamente ao ministro Celso de Mello, que deverá julgá-la ou encaminhá-la para ser examinada pelo plenário da Corte.

'Amicus curiae'
A OAB nacional protocolou mais duas petições como amicus curiae (ente que fornece subsídios jurídicos para os tribunais) em ações contra o bloqueio de verbas para a educação que tramitam na 7ª Vara Federal da Bahia e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 

com assessorias da UFMG e OAB 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho