Pular para o conteúdo principal

EM DEBATE NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL, ESPECIALISTAS CONDENAM O DISCURSO DE ÓDIO

Grande desafio para as próximas eleições será enfrentar o problema

A Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), promoveu, na última sexta-feira, 28, mais uma edição do projeto Terceiro Turno – Temas Eleitorais em Foco, com debate sobre a liberdade de expressão e discurso de ódio nas eleições.

A professora Edilene Lobo, doutora pela Universidade Católica de Minas Gerais, advogada com experiência na área eleitoral, acredita que o discurso de ódio não é um direito, é uma violência e tem que ser combatido. “São palavras, nas suas diversas formas, que revelam insultos”. 

A grande questão é como combatê-lo de modo eficaz quando o principal veículo de disseminação é a internet. Para a advogada, o ponto de partida é a Constituição Federal, que preconiza o Estado Democrático de Direito, onde não são discriminações e preconceitos não devem ser admitidos. “Não basta achar que a justiça eleitoral tem que combater o discurso de ódio; a justiça eleitoral terá que investir em educação, no discurso livre e de qualidade”, concluiu.

Já a advogada e professora Patrícia Henriques Ribeiro, mestre e doutoranda pela Universidade de Direito de Lisboa, destacou que a grande dificuldade é descobrir soluções para se combater as notícias falsas, que sempre existirão, principalmente com o avanço da tecnologia, e que o Direito precisa de um apoio de outras ciências, pois sozinho não será possível vencer tal desafio. Para Patrícia Ribeiro, a justiça eleitoral terá que rever sua atuação e ser mais ágil no cumprimento das decisões judiciais eleitorais, pois a eleição requer celeridade. 

“Antes pensávamos em liberdade de expressão como uma coisa muito difícil; hoje é muito fácil manifestar a opinião, as pessoas se sentem encorajadas e acham que podem fazer tudo na internet, disseminar o ódio. Existem mecanismos para enfrentarmos isso”, disse. “O grande desafio para as eleições 2020 é buscarmos solução para essa questão do discurso de ódio e da desinformação”, ressaltou.

O encontro foi mediado por Diogo Cruvinel, mestre em Ciência Política pela UFMG e servidor do Tribunal, que lembrou, entre outros pontos, que o “discurso de ódio, para se tornar um ato violento, é um pulo”. 

Ao abrir o evento, o presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros, destacou seu interesse pelo assunto e, ainda, “que é sempre uma enorme satisfação participar do projeto do terceiro turno, que já se consagrou no meio acadêmico e midiático”.

O projeto 3º Turno tem como objetivo divulgar pesquisas e publicações de magistrados, promotores, advogados e servidores públicos sobre temas jurídicos relacionados ao processo eleitoral.

O programa já está disponível no Youtube do TRE e a TV Assembleia irá também veiculá-lo durante sua programação nas próximas semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/