terça-feira, 10 de setembro de 2019

PERDÕES REIVINDICA BASE DO SAMU

Audiência Pública na Câmara de Perdões

A instalação de uma base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) em Perdões, no Sul de Minas, está sendo tratada pelo Executivo junto aos órgãos competentes com o apoio dos vereadores. Porém, ainda não há uma previsão para esta benfeitoria, já que depende da aprovação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Os vereadores da cidade decidiram organizar um abaixo-assinado para coletar assinaturas dos moradores com o intuito de cobrar as autoridades competentes pela instalação dessa base do SAMU em Perdões. De acordo com eles, esse abaixo assinado nada mais é do que o registro da vontade do povo perdoense, que precisa desse suporte maior do SAMU.

O município está sediado às margens da rodovia Fernão Dias e da BR-354, dois grandes modais viários do Estado de Minas Gerais. A base fixa do SAMU poderia atender os pacientes com mais rapidez, aumentando as chances de êxito nos casos de urgência e emergência médica.

No final do mês julho, a Câmara Municipal de Perdões promoveu a  Primeira  Audiência Pública para debater a situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Com a participação de todos os vereadores, a reunião contou com a presença do secretário municipal de Saúde Jeferson de Almeida, do administrador da Santa Casa Fábio Amaral, da coordenadora dos PSFs Dagmar Arriel, funcionários da Arteris Fernão Dias e do SAMU, entre outros moradores interessados na causa.

O secretário-executivo e coordenador-geral do CISSUL/SAMU, Jovane Ernesto Constantini, foi convidado para participar da audiência. Porém, horas antes do início, informou à Câmara que não poderia estar presente nem enviar representante. A ausência dele gerou uma nota de repúdio por parte do presidente e do vice-presidente daquela Casa Legislativa.

Nenhum comentário: