Pular para o conteúdo principal

PALESTRAS, AGRADECIMENTOS E PREMIAÇÕES MARCARAM A ABERTURA DOS CONGRESSOS DA UFLA


Foi em clima de muitos agradecimentos que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou seus Congressos na manhã desta segunda-feira, 4. A cerimônia de abertura, realizada no Salão de Convenções, contou com a participação de autoridades da instituição, servidores e estudantes da graduação e pós-graduação. 

O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou a importância dos projetos de extensão e publicações que são realizadas pela instituição.

“A integração entre ensino, pesquisa e extensão é a coisa mais rica de uma universidade. E precisamos destacar e agradecer a participação dos discentes na realização do congresso. Sendo eles futuros embaixadores da UFLA, é preciso ressaltar que não serão apenas profissionais de excelência, com conhecimento técnico sobre suas áreas de formação, mas, principalmente, terão destaque por serem profissionais éticos, e as empresas terão satisfação em investir nestes futuros profissionais. O que plantamos agora em formação de qualidade, nós colheremos com oportunidades no mercado de trabalho”, destacou o reitor da universidade.


O Diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior, finalizou os trabalhos da manhã de abertura com a palestra "Internacionalização como mecanismo de aprimoramento da Educação Superior".

O 32º Congresso de Iniciação Científica da UFLA (Ciufla); 14º Congresso de Extensão da UFLA (Conex); 28º Congresso de Pós-graduação da UFLA, com a temática “Importância da Internacionalização no desenvolvimento das Universidades Brasileiras”, ocorrem até sexta-feira (8/11). Fazem parte da programação palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres. Confira datas e horários e participe!  

Premiação
Os Prêmios “Professor Alysson Paolinelli” e “Professor Alfredo Scheid Lopes” foram outorgados durante a cerimônia de abertura. Instituídos pelo Conselho Universitário da UFLA, por meio da Resolução 050, de 4 de julho de 2018, têm como objetivo reconhecer o mérito científico de docentes da instituição que publicaram artigos científicos em periódicos de destaque no cenário internacional e aqueles docentes que tiveram elevado número de citações de seus artigos.

Prêmio “Professor Alysson Paolinelli”: professores que publicaram, em 2018, os artigos científicos em periódicos com maior fator de impacto JCR corrigido.

1º lugar: Prof. Julio Neil Cassa Louzada: JCRc = 9.79 – Departamento de Biologia (DBI)
2º lugar: Prof. Eduardo Alves: JCRc = 6.46 - Departamento de Fitopatologia (DFP)
3º lugar: Prof. Saulo Rocha Ferreira: JCRc = 4.312 - Departamento de Engenharia (DEG)

Menção honrosa “Professor Alysson Paolinelli

Prof. Alexandre Alberto Chaves Cotta – Departamento de Física (DFI)

Prêmio Professor “Alfredo Scheid Lopes”: professores que apresentaram o maior número de citações na base Web of Science, considerando o período de 2016 a 2018.

1º lugar: Prof. Luiz Roberto Guimarães Guilherme: 292 citações – Departamento de Ciência do Solo (DCS)
2º lugar: Prof. Paulo dos Santos Pompeu: 190 citações – Departamento de Biologia (DBI)
3º lugar: Profa. Elaine Fontes Ferreira da Cunha: 172 citações – Departamento de Química (DQI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...