Pular para o conteúdo principal

PALESTRAS, AGRADECIMENTOS E PREMIAÇÕES MARCARAM A ABERTURA DOS CONGRESSOS DA UFLA


Foi em clima de muitos agradecimentos que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou seus Congressos na manhã desta segunda-feira, 4. A cerimônia de abertura, realizada no Salão de Convenções, contou com a participação de autoridades da instituição, servidores e estudantes da graduação e pós-graduação. 

O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou a importância dos projetos de extensão e publicações que são realizadas pela instituição.

“A integração entre ensino, pesquisa e extensão é a coisa mais rica de uma universidade. E precisamos destacar e agradecer a participação dos discentes na realização do congresso. Sendo eles futuros embaixadores da UFLA, é preciso ressaltar que não serão apenas profissionais de excelência, com conhecimento técnico sobre suas áreas de formação, mas, principalmente, terão destaque por serem profissionais éticos, e as empresas terão satisfação em investir nestes futuros profissionais. O que plantamos agora em formação de qualidade, nós colheremos com oportunidades no mercado de trabalho”, destacou o reitor da universidade.


O Diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior, finalizou os trabalhos da manhã de abertura com a palestra "Internacionalização como mecanismo de aprimoramento da Educação Superior".

O 32º Congresso de Iniciação Científica da UFLA (Ciufla); 14º Congresso de Extensão da UFLA (Conex); 28º Congresso de Pós-graduação da UFLA, com a temática “Importância da Internacionalização no desenvolvimento das Universidades Brasileiras”, ocorrem até sexta-feira (8/11). Fazem parte da programação palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres. Confira datas e horários e participe!  

Premiação
Os Prêmios “Professor Alysson Paolinelli” e “Professor Alfredo Scheid Lopes” foram outorgados durante a cerimônia de abertura. Instituídos pelo Conselho Universitário da UFLA, por meio da Resolução 050, de 4 de julho de 2018, têm como objetivo reconhecer o mérito científico de docentes da instituição que publicaram artigos científicos em periódicos de destaque no cenário internacional e aqueles docentes que tiveram elevado número de citações de seus artigos.

Prêmio “Professor Alysson Paolinelli”: professores que publicaram, em 2018, os artigos científicos em periódicos com maior fator de impacto JCR corrigido.

1º lugar: Prof. Julio Neil Cassa Louzada: JCRc = 9.79 – Departamento de Biologia (DBI)
2º lugar: Prof. Eduardo Alves: JCRc = 6.46 - Departamento de Fitopatologia (DFP)
3º lugar: Prof. Saulo Rocha Ferreira: JCRc = 4.312 - Departamento de Engenharia (DEG)

Menção honrosa “Professor Alysson Paolinelli

Prof. Alexandre Alberto Chaves Cotta – Departamento de Física (DFI)

Prêmio Professor “Alfredo Scheid Lopes”: professores que apresentaram o maior número de citações na base Web of Science, considerando o período de 2016 a 2018.

1º lugar: Prof. Luiz Roberto Guimarães Guilherme: 292 citações – Departamento de Ciência do Solo (DCS)
2º lugar: Prof. Paulo dos Santos Pompeu: 190 citações – Departamento de Biologia (DBI)
3º lugar: Profa. Elaine Fontes Ferreira da Cunha: 172 citações – Departamento de Química (DQI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

EDUCAÇÃO: ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFEI É A MELHOR DO PAÍS

O curso de graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi apontado como o melhor do Brasil, segundo ranking da revista Guia do Estudante da Editora Abril. O curso foi o único a receber cinco estrelas atribuídas pela publicação. De acordo com o coordenador do curso na Unifei, professor Marcelo Barison, este resultado mostra que o programa tem um grande diferencial comparado às demais instituições de ensino do país. Para o professor, o cunho prático, as várias aulas de laboratório e de campo, o corpo docente de excelência e a aproximação entre as empresas da área e os alunos, cooperam para uma formação ampla. “Poderia citar outros pontos que considero diferenciais no curso, porém, ressalto que o comprometimento dos professores e a responsabilidade dos alunos, têm trazido bons frutos para a Unifei”- acentuou Barison.  O coordenador disse ainda que o ranking mostra que a graduação de Engenharia Ambiental está no caminho certo co...