Pular para o conteúdo principal

PALESTRAS, AGRADECIMENTOS E PREMIAÇÕES MARCARAM A ABERTURA DOS CONGRESSOS DA UFLA


Foi em clima de muitos agradecimentos que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou seus Congressos na manhã desta segunda-feira, 4. A cerimônia de abertura, realizada no Salão de Convenções, contou com a participação de autoridades da instituição, servidores e estudantes da graduação e pós-graduação. 

O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou a importância dos projetos de extensão e publicações que são realizadas pela instituição.

“A integração entre ensino, pesquisa e extensão é a coisa mais rica de uma universidade. E precisamos destacar e agradecer a participação dos discentes na realização do congresso. Sendo eles futuros embaixadores da UFLA, é preciso ressaltar que não serão apenas profissionais de excelência, com conhecimento técnico sobre suas áreas de formação, mas, principalmente, terão destaque por serem profissionais éticos, e as empresas terão satisfação em investir nestes futuros profissionais. O que plantamos agora em formação de qualidade, nós colheremos com oportunidades no mercado de trabalho”, destacou o reitor da universidade.


O Diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior, finalizou os trabalhos da manhã de abertura com a palestra "Internacionalização como mecanismo de aprimoramento da Educação Superior".

O 32º Congresso de Iniciação Científica da UFLA (Ciufla); 14º Congresso de Extensão da UFLA (Conex); 28º Congresso de Pós-graduação da UFLA, com a temática “Importância da Internacionalização no desenvolvimento das Universidades Brasileiras”, ocorrem até sexta-feira (8/11). Fazem parte da programação palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres. Confira datas e horários e participe!  

Premiação
Os Prêmios “Professor Alysson Paolinelli” e “Professor Alfredo Scheid Lopes” foram outorgados durante a cerimônia de abertura. Instituídos pelo Conselho Universitário da UFLA, por meio da Resolução 050, de 4 de julho de 2018, têm como objetivo reconhecer o mérito científico de docentes da instituição que publicaram artigos científicos em periódicos de destaque no cenário internacional e aqueles docentes que tiveram elevado número de citações de seus artigos.

Prêmio “Professor Alysson Paolinelli”: professores que publicaram, em 2018, os artigos científicos em periódicos com maior fator de impacto JCR corrigido.

1º lugar: Prof. Julio Neil Cassa Louzada: JCRc = 9.79 – Departamento de Biologia (DBI)
2º lugar: Prof. Eduardo Alves: JCRc = 6.46 - Departamento de Fitopatologia (DFP)
3º lugar: Prof. Saulo Rocha Ferreira: JCRc = 4.312 - Departamento de Engenharia (DEG)

Menção honrosa “Professor Alysson Paolinelli

Prof. Alexandre Alberto Chaves Cotta – Departamento de Física (DFI)

Prêmio Professor “Alfredo Scheid Lopes”: professores que apresentaram o maior número de citações na base Web of Science, considerando o período de 2016 a 2018.

1º lugar: Prof. Luiz Roberto Guimarães Guilherme: 292 citações – Departamento de Ciência do Solo (DCS)
2º lugar: Prof. Paulo dos Santos Pompeu: 190 citações – Departamento de Biologia (DBI)
3º lugar: Profa. Elaine Fontes Ferreira da Cunha: 172 citações – Departamento de Química (DQI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.