Pular para o conteúdo principal

TJ DE SÃO PAULO MANTÉM DECISÃO CONTRA DIREITO DE RESPOSTA PEDIDO POR ANDREA NEVES

Para a defesa da Revista Veja, autora da matéria questionada, decisão do TJSP mantém direito ao jornalismo investigativo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) proferiu novamente uma decisão contra a pretensão de direito de resposta pedido pela defesa de Andrea Neves da Cunha [foto], por matéria veiculada na Revista Veja em 2017 que trazia informações de que a mesma opera contas de titularidade de seu irmão, o ex-governador de Minas e atual deputado federal Aécio Neves, do PSDB, em Nova Iorque. 

De acordo com os advogado da Editora Abril, Alexandre Fidalgo e Juliana Akel, do Fidalgo Advogados, a decisão de 23 páginas é de grande relevância para a atividade jornalística e também para o entendimento do instituto do direito de respostas. Isso porque a decisão entendeu que de toda a documentação juntada nos autos não havia como afirmar haver uma falsidade publicada por VEJA. 

A desembargadora Angela Lopes ponderou que “há documento oficial que informa que parte do material colhido ainda está sob segredo de justiça, cujo conteúdo, portanto, se desconhece, mas que Veja alega acesso, por fontes sigilosas”. 

E continuou a magistrada: “não é possível asseverar-se, com a segurança necessária, a inveracidade da matéria, vez que ainda há 2 inquéritos e 25 petições mantidos sigilosos”. 

Mas há também outro fundamento determinante para a improcedência do pedido de resposta ajuizado por Andrea Neves. A irmão de Aécio postulou resposta voltada não “apenas à negativa de menção ao seu nome”, mas, sim, fez “defesa de mérito quanto à existência de contas no exterior”.

Os advogados Alexandre Fidalgo e Juliana Akel provaram existir contas no exterior em nome de Aécio Neves, juntando documentos e depoimento de Olívio Rodrigues Júnior prestado à Força Tarefa da Lava-Jato. 

Outro destaque do acórdão, a relatora destaca: “em se tratando de investigação com objetivo de desmascarar esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro importa anotar que ‘quem disse’ sucumbe diante da veracidade ou da verossimilhança ‘do que se disse’.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/