Pular para o conteúdo principal

CIDADÃOS DE 18 CIDADES DO SUL DE MINAS RECEBEM CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS


54 cadeiras de rodas motorizadas foram entregues a pacientes de 18 cidades do Sul de Minas, no último dia 28 de novembro, pelo CER III fisio do Hospital Alzira Velano (HUAV) de Alfenas, gratuitamente, por meio de projeto Viver sem Limites, do SUS.

Receberam cadeiras motorizadas pacientes de Alfenas, Guaxupé, Guaranésia, Campestre, Campos Gerais, Campo do Meio, Alterosa, Areado, Arceburgo, Botelhos, Cabo Verde, Carmo, Fama, Juruaia, Machado, Monte Belo, Paraguaçu e Poço Fundo.

A entrega realizada na Clínica de Fisioterapia, pela coordenadora do Centro de Reabilitação, a fisioterapeuta Karina Mariano, durante toda a manhã, foi um momento de grande alegria e felicidade. Para muitos pacientes a concessão da cadeira foi uma grande conquista. 

“As cadeiras são modernas, funcionam a bateria e dão total conforto, liberdade e mobilidade as pessoas, esclareceu o funcionário da empresa fabricante, Bruno Henrique Silva Almeida, que deu todas as orientações sobre as cadeiras aos pacientes. “A minha cadeira era muito velha e desconfortável. Precisava de alguém para me empurrar, agora vou poder andar sozinha, passear pelo meu bairro, brincar com os netos”, comentou Dona Maria do Carmo.

O Alzira Velano é credenciado como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) auditivo, fisio e visual desde 2014. Na área de fisioterapia estão cadastrados mais de 3 mil e trezentos pacientes que são atendidos em consultas, sessões de avaliação e de reabilitação, e recebem meios de locomoção, órtese, prótese, e cadeiras de rodas de vários tipos. 

Desde novembro de 2014 até hoje já foram realizadas 14 mil sessões de fisioterapia, atendendo em média 120 pacientes por mês. Neste período também foram entregues 2325 cadeiras de rodas adaptadas e convencionais, 2121 cadeiras de banho e 423 cadeiras de rodas adaptadas,332 próteses,4 mil órteses e mais de mil meios auxiliares de locomoção.

Entre as cadeiras entregues dia 28 são de controle mentoniano - o controle não é feito com as mãos mas com o queixo - são próprias para pacientes tetraplégicos que não conseguem mover as mãos para acionar o controle da cadeira.

Andrea Matos, 50 anos, artista plástica de Guaranésia, portadora de esclerose múltipla há 15 anos, começou a usar cadeira de rodas há seis anos para ter maior mobilidade e independência, hoje o uso é necessário e continuo. Ela tinha uma cadeira normal que segundo ela, acabou com a sua coluna. “Agora esta motorizada, feita sob medida, é excelente, a hora que assentei, senti a diferença, minha coluna voltou para o lugar, parece que a cadeira abraça a gente, é muito confortável, me senti super feliz”, disse a artista Andreia. 

"Estou encantada com o serviço aqui do Alzira Velano, com o atendimento de todos. Eu vim de São Paulo onde é muito difícil ter acesso aos serviços de reabilitação e de saúde, para morar em Guaranésia, há 8 meses, soube do serviço do CER III do Alzira Velano e há 4 meses, me inscrevi para conseguir a cadeira, e consegui", reforça. 

“Esta concessão desta nova cadeira é para mim um divisor de águas, vai me ajudar muito nas minhas atividades – como pessoa e profissional", conclui. Andreia precisou parar de pintar quadros por causa da toxidade das tintas e hoje faz massas caseiras e vende em sua loja e em feiras de alimentação na região.

com Soloni Viana - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...