terça-feira, 10 de dezembro de 2019

CIDADÃOS DE 18 CIDADES DO SUL DE MINAS RECEBEM CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS


54 cadeiras de rodas motorizadas foram entregues a pacientes de 18 cidades do Sul de Minas, no último dia 28 de novembro, pelo CER III fisio do Hospital Alzira Velano (HUAV) de Alfenas, gratuitamente, por meio de projeto Viver sem Limites, do SUS.

Receberam cadeiras motorizadas pacientes de Alfenas, Guaxupé, Guaranésia, Campestre, Campos Gerais, Campo do Meio, Alterosa, Areado, Arceburgo, Botelhos, Cabo Verde, Carmo, Fama, Juruaia, Machado, Monte Belo, Paraguaçu e Poço Fundo.

A entrega realizada na Clínica de Fisioterapia, pela coordenadora do Centro de Reabilitação, a fisioterapeuta Karina Mariano, durante toda a manhã, foi um momento de grande alegria e felicidade. Para muitos pacientes a concessão da cadeira foi uma grande conquista. 

“As cadeiras são modernas, funcionam a bateria e dão total conforto, liberdade e mobilidade as pessoas, esclareceu o funcionário da empresa fabricante, Bruno Henrique Silva Almeida, que deu todas as orientações sobre as cadeiras aos pacientes. “A minha cadeira era muito velha e desconfortável. Precisava de alguém para me empurrar, agora vou poder andar sozinha, passear pelo meu bairro, brincar com os netos”, comentou Dona Maria do Carmo.

O Alzira Velano é credenciado como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) auditivo, fisio e visual desde 2014. Na área de fisioterapia estão cadastrados mais de 3 mil e trezentos pacientes que são atendidos em consultas, sessões de avaliação e de reabilitação, e recebem meios de locomoção, órtese, prótese, e cadeiras de rodas de vários tipos. 

Desde novembro de 2014 até hoje já foram realizadas 14 mil sessões de fisioterapia, atendendo em média 120 pacientes por mês. Neste período também foram entregues 2325 cadeiras de rodas adaptadas e convencionais, 2121 cadeiras de banho e 423 cadeiras de rodas adaptadas,332 próteses,4 mil órteses e mais de mil meios auxiliares de locomoção.

Entre as cadeiras entregues dia 28 são de controle mentoniano - o controle não é feito com as mãos mas com o queixo - são próprias para pacientes tetraplégicos que não conseguem mover as mãos para acionar o controle da cadeira.

Andrea Matos, 50 anos, artista plástica de Guaranésia, portadora de esclerose múltipla há 15 anos, começou a usar cadeira de rodas há seis anos para ter maior mobilidade e independência, hoje o uso é necessário e continuo. Ela tinha uma cadeira normal que segundo ela, acabou com a sua coluna. “Agora esta motorizada, feita sob medida, é excelente, a hora que assentei, senti a diferença, minha coluna voltou para o lugar, parece que a cadeira abraça a gente, é muito confortável, me senti super feliz”, disse a artista Andreia. 

"Estou encantada com o serviço aqui do Alzira Velano, com o atendimento de todos. Eu vim de São Paulo onde é muito difícil ter acesso aos serviços de reabilitação e de saúde, para morar em Guaranésia, há 8 meses, soube do serviço do CER III do Alzira Velano e há 4 meses, me inscrevi para conseguir a cadeira, e consegui", reforça. 

“Esta concessão desta nova cadeira é para mim um divisor de águas, vai me ajudar muito nas minhas atividades – como pessoa e profissional", conclui. Andreia precisou parar de pintar quadros por causa da toxidade das tintas e hoje faz massas caseiras e vende em sua loja e em feiras de alimentação na região.

com Soloni Viana - da assessoria

Nenhum comentário: