Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DE SJDR VISA QUEREM DEMOCRATIZAR ACESSO DE DEFICIENTES AUDITIVOS EM AMBIENTES PÚBLICOS

App inovador fornece ao usuário um guia informativo em vídeo sobre obras de arte e monumentos, por exemplo. Estudantes apresentarão projeto em torneio nacional de robótica

Cinco alunos do SESI de São João Del Rei, nas Vertentes, desenvolveram um aplicativo que permite a pessoas com deficiência auditiva o acesso a informações em espaços públicos de cultura, como museus, igrejas e monumentos históricos. O projeto, batizado de “Deaf Code”, é uma das 100 inovações tecnológicas selecionadas para participar do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que ocorre em São Paulo, no início de março.

“Visitamos o museu da cidade e vimos que não tem acessibilidade nenhuma para pessoas surdas, nem a presença de intérpretes”, conta Bárbara Neri, de 15 anos, estudante e integrante da equipe de robótica “Atombot”. “O Deaf Code tem a proposta de ser totalmente acessível. Quando for ativado em alguma obra, vai mostrar um vídeo de animação. Vimos que essa é uma maneira de ativar a memória visual do surdo. Como ele gesticula por sinal, ele tem a memória visual muito melhor que a maioria das pessoas”, explica.

A jovem acrescenta que, desde agosto do ano passado, ela e os colegas têm conversado com especialistas e buscam entender como é a vida de quem tem deficiência auditiva, realidade de 10,7 milhões de brasileiros, segundo o Instituto de Pesquisa Locomotiva.

“A gente descobriu que existem os surdos oralizados, aqueles que têm formação bilíngue, ou seja, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Língua Portuguesa; os sinalizados, que sabem só Libras; e os surdos classificadores, que não têm condição de entrar em uma comunidade de surdos, mas fazem o uso da comunicação. Eles fazem o uso de alguns sinais de Libras, mas não entendem a língua por si só”, afirma Bárbara.

O técnico Paulo de Tharso ressalta que o aplicativo também poderá ser utilizado por deficientes visuais e analfabetos e se mostra orgulhoso do empenho e dedicação dos pupilos. “As crianças desenvolvem a parte técnica e a parte humana. Procuramos trabalhar com projetos que beneficiam a sociedade, então o desenvolvimento humano deles é muito bom. O ganho é muito grande, são alunos diferenciados”, garante.

Por meio da pesquisa e do trabalho árduo, com treinos de seis horas por dia, o grupo descobriu que a iniciativa é inédita no país. “Especialistas nos informaram que, por meio do vídeo, é possível passar a informação para qualquer pessoa. É interessante porque esse não é um problema só da nossa cidade, é no Brasil inteiro”, comenta ele.

Por conta disso, o desafio, segundo Bárbara, é ainda maior, já que a iniciativa é “revolucionária”. “Assim que o Deaf Code ativar essa animação, a gente vai conseguir transmitir muito mais informação para o surdo classificador. A gente vai ter a democratização para o acesso à cultura para as parcelas surdas”, fala com entusiasmo.

A competição
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reúne 100 equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, em sala de aula. De 31 de janeiro a 16 de fevereiro, haverá as disputas regionais. Os melhores times garantem vaga na etapa nacional, que ocorre em março, em São Paulo.

O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens. Todo ano, a FLL traz uma temática diferente. Em 2020, os competidores terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.

Para o assistente técnico do SESI de Minas Gerais e responsável pela área de robótica, Natan Azevedo, experiências como essa fazem com que os alunos estejam mais preparados para o mercado de trabalho. “Eles já saem praticamente com todas suas capacidades técnicas trabalhadas na competição e ainda saem preparados para trabalhar em equipe, falar em público ou desenvolver pesquisas. Isso tudo é trabalhado no torneio”, enumera.

por Jaliba Alibi - da Agência do Rádio Mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho