segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

PROJETO CRIADO COM BASE EM ESTUDO DA UFLA É CONTEMPLADO EM EDITAL DA FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL

Estudo realizado pelo DNU da UFLA apontou prevalência de insegurança alimentar e nutricional superior a 70% entre famílias beneficiárias do Bolsa Família na cidade

A pesquisa diagnóstica realizada pelo Departamento de Nutrição (DNU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que avaliou o estado nutricional e a segurança alimentar de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e que deu origem ao Projeto "Alimentando Cidadania", instituído pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Lavras, já rende frutos para a cidade do Sul de Minas. 

Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Secretaria de Desenvolvimento Social foi contemplada com investimento em edital da Fundação Itaú Social. O município de Lavras receberá o valor de R$208 mil para a execução do projeto, e a prefeitura entrará com contrapartida no valor de mais de 55 mil reais. 

O projeto está entre as 115 propostas selecionadas em todo o país, e contribuirá ainda para a estruturação física do Banco Municipal de Alimentos de Lavras, que hoje possui 13 entidades sócio assistenciais cadastradas. O município de Lavras é o único do Sul de Minas contemplado no edital.

O "Alimentando Cidadania" tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes do município. O estudo realizado pelo DNU da UFLA apontou prevalência de insegurança alimentar e nutricional superior a 70% entre essas famílias.

O edital
O Edital Fundos da Infância e da Adolescência (Edital FIA), realizado pelo Itaú Social, apoiará 115 projetos que contribuem para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de todas as regiões do Brasil. O número é mais do que o dobro de 2018, quando foram apoiadas 51 ações. Ao todo, serão repassados cerca de R$ 26,47 milhões para iniciativas em 20 estados.

As propostas selecionadas foram enviadas por meio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs). O Edital é elaborado conforme as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente  (Conanda) e seleciona propostas com base nos seguintes princípios: atendimento e acolhimento direto; elaboração de diagnóstico, sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas; capacitação e formação profissional;
campanhas educativas; mobilização social e articulação para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. 

A avaliação e seleção dos projetos é feita por especialistas externos ao Itaú Social, que atuam em todas as regiões do Brasil. Os valores disponibilizados para os projetos são provenientes da destinação de 1% do imposto de renda (IR) devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding, e também da destinação de até 6% do IR devido dos colaboradores do Itaú. 

Nenhum comentário: