Pular para o conteúdo principal

CAFEICULTURA: PESQUISADORES DA STOCKHOLM ENVIRONMENT VISITAM A COOPERCAM

Pesquisadores conheceram o Sítio Esperança, do associado Coopercam Vítor Paulo de Oliveira.

“Receber visitantes de outros países para conhecer a Coopercam e a produção cafeeira da região é sempre uma grande satisfação”, comenta José Márcio Rocha, presidente da Coopercam. Reconhecimento está por trás dessas palavras, pois ser escolhida pela Associação 4C para que pesquisadores do Stockholm Environment Institute conheçam de perto o trabalho desenvolvido pela Coopercam, mostra que a cooperativa está no caminho certo.

Assim, no dia 14 de fevereiro, três pesquisadores do SEI, instituto independente de pesquisa e política especializado em desenvolvimento sustentável e questões ambientais, com sede em Estocolmo, na Suécia, estiveram na Coopercam. Acompanhados pelo presidente José Márcio Rocha e pelo responsável pelas certificações Tchaikovisk Amaral, os visitantes conheceram os armazéns da Cooperativa que recebem cafés certificados 4C. O objetivo geral dos pesquisadores foi analisar e discutir as mudanças climáticas e o impacto sobre a qualidade na produção cafeeira. De forma mais específica, a meta de conceituar as mudanças climáticas em relação ao aumento da vulnerabilidade dos pequenos cafeicultores.

Tchaikovisk Amaral comenta que o assunto é muito pertinente, já que “os impactos na produção de café terão efeitos colaterais em toda a cadeia de suprimentos, incluindo varejistas, torrefadores, comerciantes e consumidores, que serão afetados pela diminuição da produção e pela perda de qualidade do produto”.

 Pesquisadores no Departamento de Café da Coopercam

Objetivo dos pesquisadores é conceituar as mudanças climáticas junto aos pequenos cafeicultores.

A comitiva de pesquisadores conheceu a propriedade Sítio Esperança, do cooperado Vítor Paulo de Oliveira. “Foi mostrada as lavouras de café e os procedimentos de produção, da plantação à xícara. Foi uma oportunidade interessante de mostrar os erros e acertos que podem ocorrer durante os processos. Também pudemos mostrar as diferenças de café com uma degustação. Os pesquisadores ficaram espantados com a diferença que pode haver entre os grãos”, comenta Amaral.

4C
O Código Comum da Comunidade Cafeeira foi criado na Alemanha em 2007 com o objetivo de valorizar e dar suporte ao setor. A logomarca “4C” representa o processo de verificação e melhoramento contínuo na produção cafeeira. Envolve toda a cadeia produtiva e garante maior sustentabilidade e uniformidade do café, da fazenda à xícara. O 4C é desenvolvido por profissionais especializados, que acompanham, orientam e mostram as novidades do setor ao produtor de café.

Trata-se de uma forma de melhorar a qualidade dos grãos de diferentes partes do globo e incluir todos os produtores interessados em aumentar a produtividade com qualidade, mas sempre com respeito com o meio ambiente.

O programa 4C não é um selo de certificação, mas pode agregar valor ao produto e facilitar a comercialização. A experiência foi tão positiva que, quatro anos depois, ele ganhou outros territórios no mundo: Colômbia, Brasil, Uganda, Kênya, Tanzânia, Vietnam, Indonésia, Guatemala, Costa do Marfim, México, Equador e Zâmbia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...