terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

COLÉGIO ELEITORAL HOMOLOGA INSCRIÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DA LISTA TRÍPLICE PARA O CARGO DE REITOR

Organização da lista será na quinta-feira, dia 20

O Colégio Eleitoral da Universidade Federal de Lavras (UFLA) homologou, na última quinta-feira, 13, as inscrições dos candidatos para compor a lista tríplice a ser encaminhada à Presidência da República para a escolha do reitor que assumirá a gestão da universidade no quadriênio 2020-2024.

Os candidatos inscritos, em ordem alfabética, são:

- André Vital Saúde
- João Chrysóstomo de Resende Júnior
- Márcio Machado Ladeira

A sessão de organização da lista tríplice será dia 20 de fevereiro, às 17h, no Salão de Convenções. O voto dos conselheiros é secreto, mas a sessão é de caráter público.

A apuração dos votos será realizada na mesma sessão, pela Comissão Eleitoral, e será acompanhada pelos fiscais indicados pelos candidatos.

Após a apuração e divulgação do resultado da votação, será elaborada a lista tríplice, com os três candidatos mais votados, em ordem decrescente do número de votos recebidos, iniciando com o candidato mais votado.

Sobre o processo
Na primeira reunião convocada pelo Colégio Eleitoral para definir o processo de composição da lista tríplice, em outubro de 2019, foi admitida a realização de consulta informal à comunidade universitária como subsídio para a escolha do reitor, ou seja, com caráter meramente indicativo, sem vínculo direto entre os resultados dessa consulta e a decisão do Colégio Eleitoral sobre a lista tríplice.

O processo teve início com a publicação do Edital para consulta pública à eleição para a reitoria da UFLA, de 5 de novembro de 2019, que definiu prazos e regras da consulta. O pleito também foi regido pela Resolução CUNI n° 60, de 24 de outubro de 2019, que aprovou o regulamento da pesquisa de opinião realizada por meio da consulta informal à comunidade acadêmica.

A consulta informal foi realizada em dezembro de 2019 e foram apurados os seguintes resultados: a chapa mais votada foi a formada pelos professores João Chrysóstomo de Resende Júnior e José Roberto Soares Scolforo, com 59,89% dos votos; em seguida, a chapa dos professores Fátima Maria de Souza Moreira e Júlio Neil Cassa Louzada (22,56%) e, por fim, a chapa dos professores André Vital Saúde e Giovanni Francisco Rabelo  (17,55%).

Nenhum comentário: