Pular para o conteúdo principal

EM APOIO À CRIAÇÃO DO TRF-6, AGOSTINHO PATRUS RECEBE PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Durante encontro da ALMG, representantes dos Três Poderes destacaram ganhos com implantação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região em Minas

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, recebeu, na última quinta-feira, 6, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, e outras autoridades, em solenidade que marcou uma nova etapa da mobilização em prol da criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, o TRF-6. 

Representantes dos Três Poderes foram unânimes em celebrar a importância da criação da nova Corte em Minas Gerais. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da ALMG, em Belo Horizonte. 

O encontro integra as ações do movimento “Minas Mais Justiça”, que tem como foco da instalação da futura Corte no Estado. A implantação do novo TRF em Minas já conta com uma proposta em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 5.919/19, de autoria do próprio presidente do STJ. 

Lançado oficialmente em outubro do ano passado, o “Minas Mais Justiça” trabalha pela efetivação da nova Corte, com o objetivo de desafogar o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), localizado em Brasília – que hoje abrange Minas Gerais, além de outros 12 estados e o Distrito Federal. Cerca de 40% dos processos em tramitação do TRF-1 são originados de Minas.

Além de lembrar os benefícios que a criação do novo tribunal proporcionará à população, o que inclui maior acesso ao Judiciário e agilidade na tramitação de processos judiciais, o presidente da Assembleia de Minas exaltou o trabalho do presidente do STJ na defesa desta causa. 

“Este é um pleito de duas décadas e que une a todos nós, de todos os Poderes. Sob a liderança do ministro Noronha, vamos trazer o TRF-6 para Minas Gerais, a fim de garantir celeridade nos julgamentos das ações e aproximar a Justiça dos jurisdicionados”, declarou Agostinho Patrus.

Para o presidente da ALMG, “conferir agilidade aos processos encaminhados à Justiça Federal não é tão somente apresentar melhores resultados numéricos e estatísticos”. 

“Os números, por mais contundentes que sejam, guardam histórias de vida. Processos que levam anos até a conclusão são, por vezes, a angústia de uma família. É dever de todos proporcionar aos cidadãos a dignidade que permeia as nossas discussões. É em sua face mais humana e despida de predileções que a justiça se apresenta na sua essência”, completou o presidente.

Ao celebrar a união de esforços pela criação da nova Corte, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, citou o grande volume de processos julgados pelo TRF-1, onde tramitam os casos relativos a Minas, assim como a demora nos julgamentos. 

“O desafio é grande, mas é um projeto inteligente, que vai garantir mais celeridade nos julgamentos, sem impactos orçamentários. Mais do que o princípio do acesso universal à Justiça, o cidadão precisa de um Judiciário que atue em um tempo razoável, o que não é possível com o atual volume do TRF-1. A solução é criar um tribunal que possa redistribuir essa quantidade”, destacou João Otávio de Noronha.


Entre as demais autoridades presentes ao encontro estavam, ainda, dezenas de parlamentares da ALMG; o governador Romeu Zema; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nelson Missias; o procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Sérgio Tonet; o conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Estado, Durval Ângelo; o defensor público-geral, Gério Patrocínio; e o deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG), que é relator, na Câmara dos Deputados, do projeto que propõe a criação do TRF-6. 

Dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil e de associações representativas de órgãos do Poder Judiciário também participaram do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho