quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

SUL DE MINAS: TRÊS CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS SÃO REGISTRADOS NA REGIÃO


O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre é referência e estratégia no Sul de Minas para atender casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) criou planos de contingência para lidar com eventuais pacientes com suspeita da enfermidade respiratória, cujo o surgimento ocorreu na cidade de Wuhan, na China, onde a maioria dos casos foram registrados e agora, recentemente no continente Europeu.

Existem três pacientes suspeitos de infecção em Varginha que foram transferidos para as dependências do Hospital Samuel Libânio. Os três pacientes com sintomas da doença são da mesma família e retornaram nesta terça-feira, 25, de uma viagem à região da Lombardia, na Itália. Está é a região italiana mais atingida pelo vírus no país europeu. Em um grupo de 10 pessoas, apenas as três, um homem de 48 anos, uma mulher de 45 e um jovem de 21 anos, tiveram os sintomas, todas de forma leve.

Eles serão transferidos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Varginha para Pouso Alegre e ficarão em isolamento no hospital. Os exames para confirmação ou descarte da doença serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado.

"Informamos que são casos suspeitos, e ainda serão submetidos a exames conforme protocolo do Ministério da Saúde. Os riscos relativos a disseminação da doença estão controlados e todas as medidas foram tomadas para proteger os pacientes e a população de Pouso Alegre", informou o HCSL em nota oficial.

Profissionais da saúde municipal passam por capacitação
Os profissionais da saúde municipal de Pouso Alegre – dos serviços de atenção básica e do pronto atendimento - já estão sendo capacitados para identificação de casos suspeitos do Coronavírus e o rápido encaminhamento para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Brasil confirma primeiro caso da doença
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira, 26, o primeiro caso de novo coronavírus em São Paulo. O homem de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, nesta terça-feira, 25, com histórico de viagem para Itália, região da Lombardia.

O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investigava o caso desde então. A SES-SP e SMS-SP estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.

Ao confirmar o primeiro caso no país, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou que já era esperada a circulação do vírus, mas que, diferente dos demais países com transmissão, o Brasil ainda não está no inverno – período em que há maior risco de contágio.

Para evitar contaminação, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Casos suspeitos
Até esta quarta-feira, 26, 20 casos suspeitos de infecção pelo coronavírus são monitorados pelo Ministério da Saúde em sete estados do país (PB, PE, ES, MG, RJ, SP e SC)). Nesta quarta-feira (26), o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus, em São Paulo. Ao todo, outros 59 casos suspeitos já haviam sido descartados após exames laboratoriais apresentarem resultados negativos para o coronavírus. 

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, explicou que dos 20 casos suspeitos, 12 foram para a Itália, 2 para a Alemanha e 2 para a Tailândia. “Esse padrão já reflete a velocidade que o Sistema de Saúde, incluindo unidades públicas e privadas, tiveram para se adaptar às novas definições de casos suspeitos nesses dois dias, durante o Carnaval. Nosso sistema de saúde está em alerta total”, afirmou Wanderson. 

“Estamos na fase de contenção, onde buscamos evitar que o vírus se espalhe. Caso se espalhe, vamos para a fase de mitigação, que é evitar casos graves e óbitos", explicou o secretário.

Para manter a população informada a respeito do coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação à situação epidemiológica.

Lavras
O município de Lavras registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19) na cidade. Trata-se de mulher que chegou de viagem na terça-feira e neste momento está em quarentena dentro da casa onde mora. A mulher chegou de uma viagem que fez à Tailândia e Hong Kong e apresentou sintomas da doença. Ela foi atendida no Hospital Vaz Monteiro, onde passou por exames.


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), no entanto, informa apenas sobre dois diagnósticos sob suspeição no último boletim (n°14 de 26/02/2020), ambos em BH. Além de Lavras, Uberlândia e da capital mineira, Varginha e Montes Claros têm pessoas com sinais da doença. 

Nenhum comentário: