Pular para o conteúdo principal

MANAS AO TRABALHO

Campus Pouso Alegre do IFSULDEMINAS inicia curso de capacitação de mulheres na construção civil

Vinte mulheres, cada uma com sua história de vida, com seus problemas e seus sonhos, começaram no último dia 7, uma nova etapa em suas vidas, com o curso “Manas ao Trabalho”. 

O projeto de extensão oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus de Pouso Alegre, no Sul de Minas capacitará essas mulheres não apenas para a construção civil, com aulas sobre pintura, pequenos reparos hidráulicos, paisagismo e manutenção de jardins. O curso dividido em seis módulos também oferecerá às participantes noções de empreendedorismo e tópicos humanizados, com assuntos relacionados à violência doméstica e saúde da mulher.

“Esse curso vem possibilitar a capacitação dessas mulheres para inserção nesse mundo que antes era predominantemente masculino, mas que elas tem tanta capacidade quanto os homens. O curso vem fortalecer e demonstrar a capacidade da mulher junto à construção civil”, explicou o responsável pelo projeto, professor Gustavo Reis Machado.

Para o coordenador, o que chamou a atenção no primeiro encontro com as participantes do curso foi descobrir que muitas delas estão construindo suas próprias casas, como é o caso da Mara, 39 anos, moradora do bairro São Geraldo. Ela participou das etapas da fundação à construção da base e, agora, está se preparando para a próxima fase. “Quero me profissionalizar para colocar a mão na massa e subir as paredes da minha casa”.

Moradora de Espírito Santo do Dourado, Mirian, 38 anos, auxiliou o pedreiro desde a medição para a construção de sua casa. “Com essa oportunidade eu quero fazer o acabamento”

“Muitas mulheres estão construindo suas próprias casas e, nada mais justo, do que elas terem um conhecimento e o aprendizado técnico para elas fazerem isso com mais maestria do que elas estão fazendo”, disse Gustavo.


As expectativas com esse curso ainda vão além. Maiara, 30 anos, moradora do Bairro Santo Antônio sonha em cursar a faculdade de design de interiores. Hoje ela é faxineira e espera ganhar um dinheiro extra fazendo pequenos reparos para realizar o seu sonho. “Quero oferecer aos meus clientes mais que um serviço de decoração, quero oferecer um projeto completo”.

O projeto “Manas ao trabalho” terá duração de três meses. No primeiro contato com as alunas, as bolsistas do projeto realizaram dinâmicas em grupo, ouviram a história de cada uma, apresentaram a estrutura do campus e explicaram como será o curso.

Aluna de Engenharia Civil, Bárbara Ribeiro de Sousa, bolsista do projeto, sabe das dificuldades que o mercado impõe ao sexo feminino. Por essa razão, são grandes as suas expectativas com as integrantes do projeto. “Espero, ao final do curso, que as alunas se identifiquem ainda mais com a construção civil, estejam prontas para entrar no mercado de trabalho e busquem cada vez mais a realização pessoal e profissional”.

da assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/