Pular para o conteúdo principal

MANAS AO TRABALHO

Campus Pouso Alegre do IFSULDEMINAS inicia curso de capacitação de mulheres na construção civil

Vinte mulheres, cada uma com sua história de vida, com seus problemas e seus sonhos, começaram no último dia 7, uma nova etapa em suas vidas, com o curso “Manas ao Trabalho”. 

O projeto de extensão oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus de Pouso Alegre, no Sul de Minas capacitará essas mulheres não apenas para a construção civil, com aulas sobre pintura, pequenos reparos hidráulicos, paisagismo e manutenção de jardins. O curso dividido em seis módulos também oferecerá às participantes noções de empreendedorismo e tópicos humanizados, com assuntos relacionados à violência doméstica e saúde da mulher.

“Esse curso vem possibilitar a capacitação dessas mulheres para inserção nesse mundo que antes era predominantemente masculino, mas que elas tem tanta capacidade quanto os homens. O curso vem fortalecer e demonstrar a capacidade da mulher junto à construção civil”, explicou o responsável pelo projeto, professor Gustavo Reis Machado.

Para o coordenador, o que chamou a atenção no primeiro encontro com as participantes do curso foi descobrir que muitas delas estão construindo suas próprias casas, como é o caso da Mara, 39 anos, moradora do bairro São Geraldo. Ela participou das etapas da fundação à construção da base e, agora, está se preparando para a próxima fase. “Quero me profissionalizar para colocar a mão na massa e subir as paredes da minha casa”.

Moradora de Espírito Santo do Dourado, Mirian, 38 anos, auxiliou o pedreiro desde a medição para a construção de sua casa. “Com essa oportunidade eu quero fazer o acabamento”

“Muitas mulheres estão construindo suas próprias casas e, nada mais justo, do que elas terem um conhecimento e o aprendizado técnico para elas fazerem isso com mais maestria do que elas estão fazendo”, disse Gustavo.


As expectativas com esse curso ainda vão além. Maiara, 30 anos, moradora do Bairro Santo Antônio sonha em cursar a faculdade de design de interiores. Hoje ela é faxineira e espera ganhar um dinheiro extra fazendo pequenos reparos para realizar o seu sonho. “Quero oferecer aos meus clientes mais que um serviço de decoração, quero oferecer um projeto completo”.

O projeto “Manas ao trabalho” terá duração de três meses. No primeiro contato com as alunas, as bolsistas do projeto realizaram dinâmicas em grupo, ouviram a história de cada uma, apresentaram a estrutura do campus e explicaram como será o curso.

Aluna de Engenharia Civil, Bárbara Ribeiro de Sousa, bolsista do projeto, sabe das dificuldades que o mercado impõe ao sexo feminino. Por essa razão, são grandes as suas expectativas com as integrantes do projeto. “Espero, ao final do curso, que as alunas se identifiquem ainda mais com a construção civil, estejam prontas para entrar no mercado de trabalho e busquem cada vez mais a realização pessoal e profissional”.

da assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

TCE MULTA GESTORES DA PREFEITURA DE PERDÕES POR ILEGALIDADE EM CONTRATO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na sessão desta terça-feira (21/10), condenou os gestores da Prefeitura de Perdões à multa individual de R$3 mil pela irregularidade no contrato que previa a construção de parte da Escola Municipal Joaquim Camilo Mendes , na Comunidade rural dos Machados . O denunciante (Denúncia n. 1167029) delatou que, em regime de empreitada , foi contratado em 2022 pela Prefeitura de Perdões para construção de quatro salas de aula na comunidade de Machados. Todavia, ainda no curso do contrato, a empresa foi comunicada sobre a paralisação da obra, ainda não concluída, com a justificativa de evitar danos financeiros ao município e à própria empresa. Além disso, acusou a prefeitura de iniciar outra concorrência para executar a parcela de itens pendentes daquele contrato, onde ficou evidente a total identidade de itens na planilha orçamentária do novo procedimento licitatório. Para o denunciante, houve uma tentativa da prefeitur...