Pular para o conteúdo principal

MANAS AO TRABALHO

Campus Pouso Alegre do IFSULDEMINAS inicia curso de capacitação de mulheres na construção civil

Vinte mulheres, cada uma com sua história de vida, com seus problemas e seus sonhos, começaram no último dia 7, uma nova etapa em suas vidas, com o curso “Manas ao Trabalho”. 

O projeto de extensão oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus de Pouso Alegre, no Sul de Minas capacitará essas mulheres não apenas para a construção civil, com aulas sobre pintura, pequenos reparos hidráulicos, paisagismo e manutenção de jardins. O curso dividido em seis módulos também oferecerá às participantes noções de empreendedorismo e tópicos humanizados, com assuntos relacionados à violência doméstica e saúde da mulher.

“Esse curso vem possibilitar a capacitação dessas mulheres para inserção nesse mundo que antes era predominantemente masculino, mas que elas tem tanta capacidade quanto os homens. O curso vem fortalecer e demonstrar a capacidade da mulher junto à construção civil”, explicou o responsável pelo projeto, professor Gustavo Reis Machado.

Para o coordenador, o que chamou a atenção no primeiro encontro com as participantes do curso foi descobrir que muitas delas estão construindo suas próprias casas, como é o caso da Mara, 39 anos, moradora do bairro São Geraldo. Ela participou das etapas da fundação à construção da base e, agora, está se preparando para a próxima fase. “Quero me profissionalizar para colocar a mão na massa e subir as paredes da minha casa”.

Moradora de Espírito Santo do Dourado, Mirian, 38 anos, auxiliou o pedreiro desde a medição para a construção de sua casa. “Com essa oportunidade eu quero fazer o acabamento”

“Muitas mulheres estão construindo suas próprias casas e, nada mais justo, do que elas terem um conhecimento e o aprendizado técnico para elas fazerem isso com mais maestria do que elas estão fazendo”, disse Gustavo.


As expectativas com esse curso ainda vão além. Maiara, 30 anos, moradora do Bairro Santo Antônio sonha em cursar a faculdade de design de interiores. Hoje ela é faxineira e espera ganhar um dinheiro extra fazendo pequenos reparos para realizar o seu sonho. “Quero oferecer aos meus clientes mais que um serviço de decoração, quero oferecer um projeto completo”.

O projeto “Manas ao trabalho” terá duração de três meses. No primeiro contato com as alunas, as bolsistas do projeto realizaram dinâmicas em grupo, ouviram a história de cada uma, apresentaram a estrutura do campus e explicaram como será o curso.

Aluna de Engenharia Civil, Bárbara Ribeiro de Sousa, bolsista do projeto, sabe das dificuldades que o mercado impõe ao sexo feminino. Por essa razão, são grandes as suas expectativas com as integrantes do projeto. “Espero, ao final do curso, que as alunas se identifiquem ainda mais com a construção civil, estejam prontas para entrar no mercado de trabalho e busquem cada vez mais a realização pessoal e profissional”.

da assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...