Pular para o conteúdo principal

TURISMO NÁUTICO NO LAGO DE FURNAS É TEMA DE AUDIÊNCIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Pensando na região do Lago de Furnas, o deputado Professor Cleiton solicitou a reunião 

Voltando os olhos para população do Sul de Minas e a para economia do estado de Minas Gerais, o deputado estadual Professor Cleiton (PSB) vem lutando, desde o início de seu mandato, pela manutenção da cota 762 para o Lago de Furnas. 

No dia 12 de dezembro de 2019 o deputado apresentou, na Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, mais um requerimento defesa do Lago de Furnas. Como fruto desse requerimento, acontecerá no dia 9 de março de 2020, próxima segunda feira, outra audiência pública que terá o lago como foco, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 

Diferente da primeira audiência que o Professor Cleiton solicitou, pela Comissão de Minas e Energia, essa reunião irá debater o desenvolvimento e a situação atual do turismo náutico na região do “Mar de Minas”. Isso porque, para o deputado, o Lago de Furnas é um patrimônio do Povo Mineiro e da Região e sendo imprescindível para a recuperação da economia de Minas Gerais, especialmente pelo seu potencial turístico. 

Tendo dimensão da importância da participação popular o deputado convida a todos que dependem de alguma maneira do Lago. O deputado afirmou que “Mais do que nunca, precisamos estar juntos para defender o que é de direito dos mineiros. As pessoas precisam entender que o turismo, na região do Sul de Minas, tem potencial de mola propulsora para a economia mineira, consequentemente para retirar o nosso Estado da crise.”.

Professor Cleiton afirmou ainda que as baixas enfrentadas pelo Lago de Furnas têm levado muito sofrimento para a população do sul do estado. “ nos últimos tempos as pessoas têm tido grandes prejuízos ligados à pesca, ao comércio, a hotelaria e ao turismo de forma geral. O número de pessoas que perdeu o emprego por conta da situação do lago é grande e isso precisa mudar.” contou.

Vale lembrar que a audiência acontecerá na próxima segunda, 9, no Auditório José Alencar, às 15h30min, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. 

Na luta pelo Lago de Furnas
A luta pelo Lago de Furnas teve início em março do ano passado, no segundo mês do mandato do Professor Cleiton. Naquela época, após receber as denúncias de que as águas estavam sendo desviadas, ele apresentou o primeiro requerimento (nesta legislatura) para que fosse realizada, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, uma Audiência Pública em favor do Mar de Minas.

Na reunião, que aconteceu no dia 14 de maio de 2019, foi cobrado que a cota mínima do lago fosse cumprida. O deputado apresentou o fato de que Furnas realmente tem desviado nossas águas para abastecer a Hidrovia Paraná-Tietê e cobrando explicações da empresa. “Afinal, negociaram um bem dos mineiros sem que nenhum de nós estivesse presente”, destacou o deputado. 

Como resultado dessa audiência foi lançada a Frente Parlamentar Itamar Franco, que tem como uma de suas principais bandeiras a defesa pela cota mínima de 762 metros para o reservatório.

Já, no dia 17 de fevereiro de 2020, o mandato do Professor Cleiton apresentou na ALMG uma proposta de emenda constitucional (PEC) que estabelecerá os Lagos de Furnas e Peixoto como patrimônio do povo mineiro. Tal ato, obrigará Furnas a cumprir a cota mínima do nível da água. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...