Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS FIRMA PARCERIA COM UFMG PARA REFORÇAR COMBATE AO CORONAVÍRUS

Estudos da universidade vão embasar ações do Parlamento estadual; ALMG também discute aprimoramento das políticas sociais em meio à pandemia

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), e a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart, assinaram, em Reunião Especial realizada no Plenário da Casa, nesta quarta-feira, 8, um protocolo de intenções para a cooperação técnica entre as duas instituições para o monitoramento, prevenção e enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus.

A cooperação se dará por meio da articulação de ações conjuntas, a partir de informações técnico-científicas sobre a doença e, também, de legislações e instrumentos de fiscalização da atuação dos demais Poderes na mitigação da Covid-19 em Minas. A parceria também compreende a difusão de informações, serviços, alertas e orientações diversas aos cidadãos, com divulgação nos meios oficiais de comunicação das duas instituições.

O presidente Agostinho Patrus salientou “a importância de a ALMG se aliar à ciência e ao conhecimento em um momento como este”, referenciando suas sugestões ao Executivo e sua função fiscalizadora das medidas adotadas pelo poder público na expertise da UFMG em várias áreas de conhecimento. 

“A Assembleia será mais assertiva, efetiva e terá uma atuação mais profícua no combate à pandemia”, avaliou.


A reitora Sandra Regina Goulart lembrou que a Assembleia tem sido uma grande parceira da UFMG. “Na história da UFMG, nunca estivemos tão próximos desta Casa”, destacou. Ela também abordou a importância, para a sociedade, desta atuação conjunta. “O País depende da ciência e da educação mais do que nunca”, afirmou, ao ratificar que a UFMG está à disposição para fornecer estudos e análises que possam apoiar a atuação da Assembleia.

No evento, Agostinho Patrus apresentou um estudo da UFMG, entregue à ALMG em primeira mão, sobre a situação do Estado no atual contexto. Os dados reforçam a necessidade de se manter o isolamento social e apontam um cenário preocupante quanto à disponibilidade de leitos de UTI, dificuldades no transporte de pacientes e limitações na oferta de respiradores. O estudo trará subsídios tanto para o aprimoramento da legislação quanto para ações de fiscalização da ALMG.

Assistência Social
Também nesta quarta-feira, a Assembleia promoveu uma reunião especial, com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, para discutir a atuação da pasta durante a pandemia de Covid-19. A reunião, conduzida pelo presidente Agostinho Patrus, começou com a apresentação, pela secretária, das ações da pasta, divididas em cinco eixos: emprego e renda; segurança alimentar; segurança sanitária; ações sociais; e apoio ao esporte. 

Em seguida, Elizabeth Jucá respondeu perguntas de deputados que presidem comissões e lideram blocos na Casa. Os parlamentares participaram por videoconferência, para evitar aglomeração de pessoas. A secretária anunciou que o Estado busca viabilizar a ampliação do programa de transferência de renda para famílias de alunos de escolas estaduais, a chamada bolsa-merenda, que será de R$ 50 e beneficiará 385 mil crianças em situação de extrema pobreza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...