segunda-feira, 6 de abril de 2020

EQUIPE DO NEDI DA UFLA ELABORA DOCUMENTO DE BRINCADEIRAS LÚDICAS PARA CRIANÇAS

Professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) elaboraram um documento de orientação à comunidade externa, com o objetivo de auxiliar as famílias durante o período de distanciamento social.

O documento contém sugestões de atividades lúdicas e interativas para os familiares brincarem com as crianças. 

“Momentos alegres e de descontração marcam a infância e criam memórias que, além de lembranças, serão base de afeto, solidariedade e cuidado com o próximo. Este momento de dificuldade pode ser uma excelente oportunidade de aproximação e partilha de bons momentos com as crianças.”, afirma o documento.


O Nedi
O Núcleo de Educação da Infância, situado no campus histórico da UFLA, é uma unidade acadêmica vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) que tem por finalidade o planejamento, a supervisão e a oferta da Educação Infantil no âmbito da Universidade Federal de Lavras.

Os primeiros anos de vida da criança são muito importantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Nesse período, ela adquire importantes habilidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas que serão úteis para toda a sua vida. Para que esse processo ocorra, é necessário considerar a relação entre o cuidar e o educar como ações que acontecem de forma indissociável em toda a prática educativa.

Nessa perspectiva, o Nedi prioriza a garantia da igualdade de tratamento, promovendo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, de acordo o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional – LDB – Lei 9.394/96 (BRASIL, 1996).

Baseado na legislação vigente e visando garantir o cumprimento dos princípios éticos, políticos e estéticos, o Nedi estabelece os seguintes objetivos a serem alcançados a partir do que se elencam nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI).

Nenhum comentário: