Pular para o conteúdo principal

PREFEITO ORDENA LIMPEZA DO HOSPITAL PÚBLICO REGIONAL DE DIVINÓPOLIS


O município de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, iniciou o trabalho de limpeza e preparação da ala já concluída do Hospital Regional. "Estamos preocupados com a situação e precisamos estar um passo à frente dessa pandemia", destaca o secretário Amarildo Souza. Segundo ele, desde meados do mês de março, o prefeito Galileu Machado (MDB) tenta convencer o governador Romeu Zema (Novo) dessa possibilidade, porém sem sucesso. 

"Como o Estado agora está adotando esse tipo de parceria com outros municípios, acreditamos que ele terá o bom senso e a consideração de fazer o mesmo com os cerca de 1,4 milhão de pessoas da nossa região que podem ter o Hospital Regional como referência", afirma Amarildo.

De acordo com a Semusa, o início do trabalho foi uma determinação do próprio Prefeito Galileu Machado. "Inicialmente, faremos um trabalho de limpeza, a preparação inicial. Essa é uma ação que envolve, inclusive, outras secretarias. Claro, priorizamos o trabalho dentro das regras de distanciamento", ressaltou.

Entenda a situação
A iniciativa de se utilizar a parte já concluída do Hospital Regional para receber pacientes relacionados à pandemia do Covid 19 é do prefeito Galileu Machado e foi apresentada no início de março, quando surgiram os primeiros casos suspeitos. Porém, o Governo de Minas foi contra e anunciou que preferia contratar leitos na rede hospitalar. 

Mas a ideia de utilizar o espaço existente ganhou o apoio dos prefeitos da região, por meio da AMVI, que reforçaram o pedido ao Estado. Mais uma vez, o Governo Zema foi contra à iniciativa do prefeito Galileu Machado. Porém, nos últimos dias, o próprio governador tem visitado ações de parceria parecidas com a que foi proposta por Divinópolis.

"É por isso que estamos já fazendo a nossa parte. Estamos lidando com vidas e precisamos estar prontos para uma resposta rápida", valorizou Amarildo Souza.

O Hospital Regional Divino Espírito Santo foi iniciado cerca de 10 anos atrás. O terreno foi adquirido pelo município e repassado para o Governo do Estado, responsável pela construção. A obra está parada há cinco anos. Uma vez concluído, ele atenderia apenas pelo SUS.

A proposta do prefeito Galileu Machado é de utilizar a área destinada ao atendimento de emergência, que está concluída. Para isso, seria necessária a instalação de mobiliário e equipamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.