Pular para o conteúdo principal

ESTAÇÕES IRÃO MONITORAR A CHUVA E O NÍVEL DOS RIOS QUE CORTAM POÇOS DE CALDAS

1 das 4 Estações de Monitoramento Hidrográfico que estão sendo implantadas em Poços (avenida João Pinheiro)

Muita gente tem perguntado sobre o que seria o cercado erguido na avenida João Pinheiro, esquina com a avenida da Saudade.Ali vai funcionar uma das quatro Estações de Monitoramento Hidrológico da cidade. Cada estação terá um pluviômetro, que mede a chuva, e também sensores de níveis que ficarão dentro dos rios. Tudo será medido em tempo real.

O projeto é uma parceria entre Alcoa, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Defesa Civil, prefeitura e Associação Poços Sustentável. 

“A enchente de 2016 mostrou que não tínhamos dados em Poços para a gente acompanhar as 3 bacias hidrográficas grandes que vão para dentro da cidade. A gente não conseguiu entender o que gerou aquele alagamento. Mas com os dados em tempo real vamos conseguir entender a dinâmica para tentar minimizar ao máximo os danos de alagamentos e deslizamentos. Vamos saber em quais ribeirões os níveis estão subindo mais, de onde vem a maior vazão da água.Todos esses dados vão nos ajudar na prevenção ”, explicou o engenheiro ambiental, Rafael Tiezzi, professor da UNIFAL-MG e coordenador do projeto.

As outras três Estações Hidrológicas serão instaladas no Córrego Vai e Volta, na Avenida Irradiação; no Ribeirão de Caldas, um pouco à frente do Hotel Floresta , sentido zona sul e no Ribeirão da Serra, dentro do clube da Alcoa. 

Para o coordenador da Defesa Civil na cidade, Mauro Barbosa Filho, o projeto visa minimizar ao máximo os alagamentos e deslizamentos. 

“Hoje trabalhamos com a prevenção estrutural como a limpeza de ribeirões e bueiros, mas na hora da chuva não temos informações. Com essas Estações teremos informações em tempo real. O trabalho da defesa civil será muito mais efetivo.”

A expectativa da equipe da UNIFAL-MG é que até o fim de julho os equipamentos estejam implantados e os testes em campo possam começar. “Estamos agora na fase de testes entre os equipamentos e o computador que vai armazenar esses dados. É um processo minucioso. Só depois vamos a campo”, declarou o coordenador do projeto, professor Tiezzi.

A Alcoa doou R$ 49.860 que foram direcionados para a Associação Poços Sustentável. Ela por sua vez escolheu o projeto da UNIFAL-MG para criar esse banco de dados hidrológico de Poços de Caldas. A prefeitura doou o servidor e alguns equipamentos eletrônicos para desenvolver a telemetria (leitura em tempo real), se encarregou do plano de internet para que os chips “conversem” com o servidor e também contratou um estagiário para o projeto.

Todos os dados coletados nas Estações serão disponibilizados no site da prefeitura. E a medio prazo, o projeto vai criar uma plataforma conjunta com todos os dados de hidrologia da cidade. 

“Além dos registrados nas 4 Estações que estão sendo implantadas, serão registrados dados colhidos nas diversas unidades como, no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Departamento Municipal de Eletricidade (DME), Alcoa, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) ,Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Teremos um panorama mais completo do que acontece na cidade”, reiterou Tiezzi, coordenador do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...