Pular para o conteúdo principal

ESTAÇÕES IRÃO MONITORAR A CHUVA E O NÍVEL DOS RIOS QUE CORTAM POÇOS DE CALDAS

1 das 4 Estações de Monitoramento Hidrográfico que estão sendo implantadas em Poços (avenida João Pinheiro)

Muita gente tem perguntado sobre o que seria o cercado erguido na avenida João Pinheiro, esquina com a avenida da Saudade.Ali vai funcionar uma das quatro Estações de Monitoramento Hidrológico da cidade. Cada estação terá um pluviômetro, que mede a chuva, e também sensores de níveis que ficarão dentro dos rios. Tudo será medido em tempo real.

O projeto é uma parceria entre Alcoa, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Defesa Civil, prefeitura e Associação Poços Sustentável. 

“A enchente de 2016 mostrou que não tínhamos dados em Poços para a gente acompanhar as 3 bacias hidrográficas grandes que vão para dentro da cidade. A gente não conseguiu entender o que gerou aquele alagamento. Mas com os dados em tempo real vamos conseguir entender a dinâmica para tentar minimizar ao máximo os danos de alagamentos e deslizamentos. Vamos saber em quais ribeirões os níveis estão subindo mais, de onde vem a maior vazão da água.Todos esses dados vão nos ajudar na prevenção ”, explicou o engenheiro ambiental, Rafael Tiezzi, professor da UNIFAL-MG e coordenador do projeto.

As outras três Estações Hidrológicas serão instaladas no Córrego Vai e Volta, na Avenida Irradiação; no Ribeirão de Caldas, um pouco à frente do Hotel Floresta , sentido zona sul e no Ribeirão da Serra, dentro do clube da Alcoa. 

Para o coordenador da Defesa Civil na cidade, Mauro Barbosa Filho, o projeto visa minimizar ao máximo os alagamentos e deslizamentos. 

“Hoje trabalhamos com a prevenção estrutural como a limpeza de ribeirões e bueiros, mas na hora da chuva não temos informações. Com essas Estações teremos informações em tempo real. O trabalho da defesa civil será muito mais efetivo.”

A expectativa da equipe da UNIFAL-MG é que até o fim de julho os equipamentos estejam implantados e os testes em campo possam começar. “Estamos agora na fase de testes entre os equipamentos e o computador que vai armazenar esses dados. É um processo minucioso. Só depois vamos a campo”, declarou o coordenador do projeto, professor Tiezzi.

A Alcoa doou R$ 49.860 que foram direcionados para a Associação Poços Sustentável. Ela por sua vez escolheu o projeto da UNIFAL-MG para criar esse banco de dados hidrológico de Poços de Caldas. A prefeitura doou o servidor e alguns equipamentos eletrônicos para desenvolver a telemetria (leitura em tempo real), se encarregou do plano de internet para que os chips “conversem” com o servidor e também contratou um estagiário para o projeto.

Todos os dados coletados nas Estações serão disponibilizados no site da prefeitura. E a medio prazo, o projeto vai criar uma plataforma conjunta com todos os dados de hidrologia da cidade. 

“Além dos registrados nas 4 Estações que estão sendo implantadas, serão registrados dados colhidos nas diversas unidades como, no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Departamento Municipal de Eletricidade (DME), Alcoa, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) ,Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Teremos um panorama mais completo do que acontece na cidade”, reiterou Tiezzi, coordenador do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.