quinta-feira, 9 de julho de 2020

LEI TRICORDIANA DÁ 48 HORAS PARA A COPASA RECAPEAR RUAS

A proposta do vereador Eder da TNT foi aprovada na Câmara por unanimidade 
Carro da COPASA cai em buraco aberto pela própria empresa

Um dos problemas comuns a todas as cidades mineiras atendidas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) é a demora da empresa para fazer a recomposição asfáltica das vias públicas que ela perfura na manutenção das redes de água potável e de esgoto sanitário. 

Contra o problema, na segunda-feira, 6, os vereadores de Três Corações aprovaram em votação definitiva, por unanimidade, o projeto de lei (nº 5259/2020) que limita a 48 horas o tempo máximo para que a COPASA recomponha o asfalto das vias que ela danifica.

De acordo com Eder da TNT, “esse projeto de lei é um dos resultados paralelos da CPI da COPASA que fizemos nos anos de 2017 e 2018. Durante as investigações, documentamos dezenas de omissões graves da empresa. Infelizmente a Prefeitura não acompanhou os vereadores nessa frente pela cidade. Então partimos para a construção de leis que inibam as omissões.”

Em Três Corações, há avenidas principais que permanecem esburacadas por anos, sem que COPASA ou prefeitura ajam. É o caso da Avenida Cabo Benedito Alves, principal acesso à região da Cotia, em que 40% dos tricordianos vivem. Após a movimentação da Câmara pela aprovação da nova lei, a empresa providenciou o recapeamento de diversos trechos antes esburacados. Passadas poucas semanas, a capa asfáltica voltou a ceder.

; Recapeamento da Av. Cabo Benedito Alves volta a ceder

A má qualidade das capas asfálticas utilizadas pela COPASA é outra questão tão grave quanto comum. Contudo, trata-se de uma questão problema de responsabilidade exclusiva das prefeituras. “O contrato dos municípios com a COPASA detalha os parâmetros de qualidade do asfalto. Cabe aos prefeitos exigir que eles sejam cumpridos”, explica Eder da TNT.

A Prefeitura de Três Corações tem 15 dias para sancionar ou vetar a lei aprovada pelos vereadores.

Nenhum comentário: