Pular para o conteúdo principal

PROPOSIÇÕES DE PARLAMENTARES BUSCAM SUSPENDER PRIVATIZAÇÕES ATÉ 2020


Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.085/2020, que buscar suspender as privatizações e a extinção de estatais até 2022. A iniciativa é de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), com a justificativa de proteção do patrimônio e da soberania nacionais. 

Para o deputado, a crise econômica, agravada pela pandemia do coronavírus, prejudicou bastante o valor dos bens e ativos das empresas públicas. Assim, desfazer-se das estatais seria vendê-las por um preço abaixo do real. Além disso, economistas vêm afirmando que pode não haver, nesse momento, muitos interessados na compra das empresas em eventuais processos de privatização.

Outra iniciativa que tem objetivo semelhante ao PL do deputado Pompeo de Mattos é a emenda feita, pelo senador Jaques Wagner (PT), à Medida Provisória 980/2020 do governo federal, que recriou o Ministério das Comunicações. Neste caso, a proposta busca proteger especificamente os Correios. Nela, é reafirmada a essencialidade das atividades da empresa pública, prevendo o impedimento de um eventual processo de venda da estatal. 

O senador ressaltou na emenda a importância de se manter os serviços postais e de logística dos Correios, amplamente utilizados pela população e empresas.

O vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Marcos Cesar Alves Silva, destaca que a empresa atende todos os municípios brasileiros, sem precisar de dinheiro do governo federal para tanto. Ele afirma que esse feito é “algo que nenhuma outra empresa brasileira conseguiu fazer até hoje”. 

Marcos Cesar também ressalta a importância dos Correios na integração econômica de inúmeras regiões, já que a estatal é referência no segmento de comércio eletrônico. Ele afirma que, sem argumentos claros, agora o governo federal usa a desculpa da necessidade de se fazer caixa, por conta da crise, para tentar privatizar as estatais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...