Pular para o conteúdo principal

PROPOSIÇÕES DE PARLAMENTARES BUSCAM SUSPENDER PRIVATIZAÇÕES ATÉ 2020


Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.085/2020, que buscar suspender as privatizações e a extinção de estatais até 2022. A iniciativa é de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), com a justificativa de proteção do patrimônio e da soberania nacionais. 

Para o deputado, a crise econômica, agravada pela pandemia do coronavírus, prejudicou bastante o valor dos bens e ativos das empresas públicas. Assim, desfazer-se das estatais seria vendê-las por um preço abaixo do real. Além disso, economistas vêm afirmando que pode não haver, nesse momento, muitos interessados na compra das empresas em eventuais processos de privatização.

Outra iniciativa que tem objetivo semelhante ao PL do deputado Pompeo de Mattos é a emenda feita, pelo senador Jaques Wagner (PT), à Medida Provisória 980/2020 do governo federal, que recriou o Ministério das Comunicações. Neste caso, a proposta busca proteger especificamente os Correios. Nela, é reafirmada a essencialidade das atividades da empresa pública, prevendo o impedimento de um eventual processo de venda da estatal. 

O senador ressaltou na emenda a importância de se manter os serviços postais e de logística dos Correios, amplamente utilizados pela população e empresas.

O vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Marcos Cesar Alves Silva, destaca que a empresa atende todos os municípios brasileiros, sem precisar de dinheiro do governo federal para tanto. Ele afirma que esse feito é “algo que nenhuma outra empresa brasileira conseguiu fazer até hoje”. 

Marcos Cesar também ressalta a importância dos Correios na integração econômica de inúmeras regiões, já que a estatal é referência no segmento de comércio eletrônico. Ele afirma que, sem argumentos claros, agora o governo federal usa a desculpa da necessidade de se fazer caixa, por conta da crise, para tentar privatizar as estatais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.