Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DA FINEP E INTEGRANTES DO MCTI VISITARAM O INATEL, NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA


O Inatel recebeu na última quinta-feira, dia 17, a visita do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), general Waldemar Barroso, que conheceu a estrutura, os laboratórios e projetos desenvolvidos na Instituição, como o 5G, que recebeu recursos da agência pública, responsável por financiar desde a pesquisa até a preparação de produtos para o mercado. Também estiveram presentes os representantes do MCTI: o secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo; além do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini.

O histórico entre o Inatel e a Finep remonta a décadas de exemplos bem-sucedidos, como afirma o diretor da Instituição, Carlos Nazareth Motta Marins, “a Finep sempre foi uma grande parceira do Inatel, em diferentes projetos e momentos, apoiando o desenvolvimento tecnológico e a busca de soluções que atendam às necessidades do Brasil. Isso aconteceu na Televisão Digital, na criação do Centro de Referência em Radiocomunicações e aconteceu também no desenvolvimento das tecnologias 5G e 5G Long Range. Enfim, faz parte de uma ótima e longa relação Inatel-Finep, trazer para o contexto brasileiro o que existe de mais avançado em tecnologia de telecomunicações”.

Após a declaração do ministro Marcos Pontes de que o Inatel está alinhado ao que o MCTI deseja para o ensino superior brasileiro, o presidente da Finep também confirmou essa visão. 

“A Finep vai trabalhar com as orientações e com as diretrizes do MCTI. E o nosso Ministério está priorizando, por exemplo, o Agro 4.0., a Indústria 4.0, as cidades inteligentes, a saúde 4.0 e quando a gente vê que o Inatel já está desenvolvendo pesquisa até para o 6G, com soluções do 4G para uso da internet, como se fossem operadoras particulares, entendemos que aqui tem um campo muito grande e no futuro o Inatel pode ser, sim, um grande parceiro para iniciativas do Ministério, voltado para telecomunicações, eletrônica, para o agronegócio, para biociência. A gente vê realmente o Inatel como um polo de eletrônica que transbordou, com grandes oportunidades para consolidar parcerias já existentes, como parcerias futuras” enfatiza o General Barroso.

Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação do LTE Network-in-a-Box, primeiro produto desenvolvido no Inatel e transferido ao mercado, que recebeu recursos da Finep. Também passaram pelos laboratórios WOCA, onde são pesquisados projetos de antenas, inclusive em parceria com a defesa nacional. 

Estiveram no grupo de pesquisas em Internet das Coisas e, lá, o General se interessou pela armadilha que usa solução computacional contra a praga da broca do café e, ainda, interagiram com os pesquisadores da Internet do Futuro, a Nova Gênesis, no ICT Lab. Por fim, viram de perto a estrutura de empreendedorismo do Inatel, que apoia a formação de novas ideias, empresas e startups.

Segundo o secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, a missão de intermediar a visita da Finep ao Inatel foi dada pelo próprio ministro. 

“A primeira missão foi essa, a Finep vai se aproximar mais do Inatel e isso é muito positivo para o Ministério. A questão, além disso, é a visão que se tem aqui no Instituto de compromisso com chegar ao mercado e hoje, mais uma vez, a gente viu algumas aplicações que estão em nível de empresa para, rapidamente, ser colocado no mercado resolvendo questões. Esse caráter de empreendedorismo inovador, que é uma marca no Inatel, é muito importante nesse processo e a gente quer mostrar isso cada vez mais e esse modelo precisa ser multiplicado”, reforça Alvim. 

O Inatel, como fundação sem fins lucrativos, que ensina e pesquisa os mais diversos campos da tecnologia, recebe aportes, financiamentos e recursos externos, como da Finep, para poder transferir ao mercado, registrar patentes e continuar desenvolvendo soluções para questões importantes do país. 

Sobre esse tópico, o vice-diretor do instituto, Guilherme Marcondes lembra, “a visita foi muito importante para apresentar os resultados de tudo o que nós fazemos e seguir com essa parceria de apoio dessas entidades, tanto Finep, quanto MCTI, aos projetos que são muito representativos para o Inatel”.

Já de acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo, ao conhecer o ecossistema existente no Inatel, a Finep pode não só alavancar os projetos que existem, mas também abrir uma janela de oportunidades. 

“Quando novas propostas e projetos surgirem, e sempre estão surgindo pela competência do Inatel, haverá um canal direto com a Finep, para viabilizar e acelerar ainda mais a implementação da inovação digital aqui. Eu acho que esse talvez seja o grande resultado dessa visita: ter o gestor que coordena todos os investimentos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia, que é a Finep, na figura do seu presidente, com a visibilidade do que é o Inatel, da capacidade tecnológica e da eficiência do Inatel em alcançar resultados nas pesquisas que são realizadas” elogia Gontijo.

Antes de finalizar o evento, o general Barroso ressaltou a importância do Inatel como um polo de tecnologia para o país. 

“Uma Instituição que entrega para sociedade profissionais que já estão produzindo riquezas. É uma instituição de ensino e pesquisa, de entrega de valor e de grande impacto para a sociedade. E, para a Finep, como empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, minha visita foi para conhecer essa Instituição comprovadamente importante para o sistema de ciência, tecnologia e inovação”.

Sobre o momento vivido pelo Inatel e a importância do apoio governamental para a continuidade das pesquisas, Nazareth ainda reforça, “a visita do presidente da Finep neste momento é muito importante, porque ele consegue atestar in locu, no nosso campus, todo o recurso sendo transformado em soluções inovadoras e soluções que podem trazer um resultado bastante significativo para a economia brasileira”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...