Pular para o conteúdo principal

INATEL DESENVOLVE CABINE DE DESINFECÇÃO PARA SEGURANÇA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Da esquerda para direita: Filipe Bueno (e-Health), Raphael Cardoso e Flávio Miranda (FabLab), Rafael Leme (e-Health) e Brendo Chagas (FabLab)

As equipes do e-Health Innovation Center e do FabLab do Inatel, desenvolveram em parceria com o Hospital Antônio Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí no Vale da Eletrônica, uma cabine de desinfecção interna, para higienizar as vestimentas dos médicos, enfermeiros e outros trabalhadores que transitam nas áreas de tratamento dos pacientes com Covid-19. 

Com o objetivo de proteger a equipe, o atual administrador do hospital, Marcos Vilela, procurou o Instituto e a Leucotroun doou os recursos para o estudo e a execução de um sistema que pulverizasse produtos para a descontaminação dos trajes de segurança dos profissionais.

A demanda surgiu com o risco dos médicos se infectarem ao retirarem as roupas que estiveram em contato com o ambiente infectado. E após a verificação do alto custo das cabines comerciais disponíveis no mercado, o Hospital buscou a ajuda do Inatel e a Leucotron viabilizou a compra dos insumos necessários para a montagem. Foram dois meses de trabalhos conjuntos entre o Engenheiro do Hospital, pós-graduado em Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica pelo Inatel, Marcelo Nícolas Nascimento e as equipes do e-Health e do FabLab. 

“O estudo começou com a pesquisa sobre os desafios e benefícios, afinal nem todo produto usado para desinfecção é registrado pela Anvisa para ter contato com a pele humana. Começamos os testes de qual seria a melhor engenharia e o e-Health ficou responsável pela parte elétrica e eletrônica do projeto” afirma o coordenador do e-Health, Filipe Bueno.

"Procuramos o Inatel algum tempo depois do começo da pandemia, após ter visto uma matéria sobre cabines de desinfecção. Entrei em contato com o diretor Carlos Nazareth e logo o Instituto iniciou o desenvolvimento do projeto. A Leucotron se prontificou a fornecer os materiais necessários e essa cabine vai ser muito útil, sem dúvida, e muito importante para o hospital" enfatiza Marcos Vilela, diretor da Leucotron e administrador do hospital.

Para viabilizar e tornar o custo do projeto acessível, toda a estrutura foi montada com tubos de PVC e concreto armado. O equipamento é acionado assim que o dispenser libera o álcool em gel para higienizar as mãos e começa a borrifar o produto químico, que faz a desinfecção do uniforme. 

“A cabine é uma resposta imediata aos riscos que o médico que atua no Hospital Municipal pode ter. O FabLab executou toda a prototipagem e o fez o acompanhamento da implantação da cabine, diretamente com o engenheiro do hospital” ressalta o coordenador do FabLab do Inatel, Raphael Cardoso Pereira.

O aluno de Engenharia Biomédica do Inatel, responsável pelo projeto de automação do dispositivo, Rafael Leme dos Reis, conta que o projeto exigiu muita dedicação para superar os desafios que foram surgindo com a evolução da cabine. 

“A princípio o projeto funcionaria fora do hospital, em sistema outdoor, mas foi avaliado que o resultado seria melhor se a cabine ficasse próxima à UTI, em espaço muito limitado, o que exigiu uma reestruturação. Foi um projeto muito empolgante, com uma conexão constante entre o Engenheiro do Hospital, a equipe do e-Health e do FabLab para solucionarmos todos os problemas e felizmente conseguimos terminar com êxito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho