Pular para o conteúdo principal

INATEL DESENVOLVE CABINE DE DESINFECÇÃO PARA SEGURANÇA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Da esquerda para direita: Filipe Bueno (e-Health), Raphael Cardoso e Flávio Miranda (FabLab), Rafael Leme (e-Health) e Brendo Chagas (FabLab)

As equipes do e-Health Innovation Center e do FabLab do Inatel, desenvolveram em parceria com o Hospital Antônio Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí no Vale da Eletrônica, uma cabine de desinfecção interna, para higienizar as vestimentas dos médicos, enfermeiros e outros trabalhadores que transitam nas áreas de tratamento dos pacientes com Covid-19. 

Com o objetivo de proteger a equipe, o atual administrador do hospital, Marcos Vilela, procurou o Instituto e a Leucotroun doou os recursos para o estudo e a execução de um sistema que pulverizasse produtos para a descontaminação dos trajes de segurança dos profissionais.

A demanda surgiu com o risco dos médicos se infectarem ao retirarem as roupas que estiveram em contato com o ambiente infectado. E após a verificação do alto custo das cabines comerciais disponíveis no mercado, o Hospital buscou a ajuda do Inatel e a Leucotron viabilizou a compra dos insumos necessários para a montagem. Foram dois meses de trabalhos conjuntos entre o Engenheiro do Hospital, pós-graduado em Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica pelo Inatel, Marcelo Nícolas Nascimento e as equipes do e-Health e do FabLab. 

“O estudo começou com a pesquisa sobre os desafios e benefícios, afinal nem todo produto usado para desinfecção é registrado pela Anvisa para ter contato com a pele humana. Começamos os testes de qual seria a melhor engenharia e o e-Health ficou responsável pela parte elétrica e eletrônica do projeto” afirma o coordenador do e-Health, Filipe Bueno.

"Procuramos o Inatel algum tempo depois do começo da pandemia, após ter visto uma matéria sobre cabines de desinfecção. Entrei em contato com o diretor Carlos Nazareth e logo o Instituto iniciou o desenvolvimento do projeto. A Leucotron se prontificou a fornecer os materiais necessários e essa cabine vai ser muito útil, sem dúvida, e muito importante para o hospital" enfatiza Marcos Vilela, diretor da Leucotron e administrador do hospital.

Para viabilizar e tornar o custo do projeto acessível, toda a estrutura foi montada com tubos de PVC e concreto armado. O equipamento é acionado assim que o dispenser libera o álcool em gel para higienizar as mãos e começa a borrifar o produto químico, que faz a desinfecção do uniforme. 

“A cabine é uma resposta imediata aos riscos que o médico que atua no Hospital Municipal pode ter. O FabLab executou toda a prototipagem e o fez o acompanhamento da implantação da cabine, diretamente com o engenheiro do hospital” ressalta o coordenador do FabLab do Inatel, Raphael Cardoso Pereira.

O aluno de Engenharia Biomédica do Inatel, responsável pelo projeto de automação do dispositivo, Rafael Leme dos Reis, conta que o projeto exigiu muita dedicação para superar os desafios que foram surgindo com a evolução da cabine. 

“A princípio o projeto funcionaria fora do hospital, em sistema outdoor, mas foi avaliado que o resultado seria melhor se a cabine ficasse próxima à UTI, em espaço muito limitado, o que exigiu uma reestruturação. Foi um projeto muito empolgante, com uma conexão constante entre o Engenheiro do Hospital, a equipe do e-Health e do FabLab para solucionarmos todos os problemas e felizmente conseguimos terminar com êxito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/