quinta-feira, 8 de outubro de 2020

INATEL DESENVOLVE CABINE DE DESINFECÇÃO PARA SEGURANÇA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Da esquerda para direita: Filipe Bueno (e-Health), Raphael Cardoso e Flávio Miranda (FabLab), Rafael Leme (e-Health) e Brendo Chagas (FabLab)

As equipes do e-Health Innovation Center e do FabLab do Inatel, desenvolveram em parceria com o Hospital Antônio Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí no Vale da Eletrônica, uma cabine de desinfecção interna, para higienizar as vestimentas dos médicos, enfermeiros e outros trabalhadores que transitam nas áreas de tratamento dos pacientes com Covid-19. 

Com o objetivo de proteger a equipe, o atual administrador do hospital, Marcos Vilela, procurou o Instituto e a Leucotroun doou os recursos para o estudo e a execução de um sistema que pulverizasse produtos para a descontaminação dos trajes de segurança dos profissionais.

A demanda surgiu com o risco dos médicos se infectarem ao retirarem as roupas que estiveram em contato com o ambiente infectado. E após a verificação do alto custo das cabines comerciais disponíveis no mercado, o Hospital buscou a ajuda do Inatel e a Leucotron viabilizou a compra dos insumos necessários para a montagem. Foram dois meses de trabalhos conjuntos entre o Engenheiro do Hospital, pós-graduado em Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica pelo Inatel, Marcelo Nícolas Nascimento e as equipes do e-Health e do FabLab. 

“O estudo começou com a pesquisa sobre os desafios e benefícios, afinal nem todo produto usado para desinfecção é registrado pela Anvisa para ter contato com a pele humana. Começamos os testes de qual seria a melhor engenharia e o e-Health ficou responsável pela parte elétrica e eletrônica do projeto” afirma o coordenador do e-Health, Filipe Bueno.

"Procuramos o Inatel algum tempo depois do começo da pandemia, após ter visto uma matéria sobre cabines de desinfecção. Entrei em contato com o diretor Carlos Nazareth e logo o Instituto iniciou o desenvolvimento do projeto. A Leucotron se prontificou a fornecer os materiais necessários e essa cabine vai ser muito útil, sem dúvida, e muito importante para o hospital" enfatiza Marcos Vilela, diretor da Leucotron e administrador do hospital.

Para viabilizar e tornar o custo do projeto acessível, toda a estrutura foi montada com tubos de PVC e concreto armado. O equipamento é acionado assim que o dispenser libera o álcool em gel para higienizar as mãos e começa a borrifar o produto químico, que faz a desinfecção do uniforme. 

“A cabine é uma resposta imediata aos riscos que o médico que atua no Hospital Municipal pode ter. O FabLab executou toda a prototipagem e o fez o acompanhamento da implantação da cabine, diretamente com o engenheiro do hospital” ressalta o coordenador do FabLab do Inatel, Raphael Cardoso Pereira.

O aluno de Engenharia Biomédica do Inatel, responsável pelo projeto de automação do dispositivo, Rafael Leme dos Reis, conta que o projeto exigiu muita dedicação para superar os desafios que foram surgindo com a evolução da cabine. 

“A princípio o projeto funcionaria fora do hospital, em sistema outdoor, mas foi avaliado que o resultado seria melhor se a cabine ficasse próxima à UTI, em espaço muito limitado, o que exigiu uma reestruturação. Foi um projeto muito empolgante, com uma conexão constante entre o Engenheiro do Hospital, a equipe do e-Health e do FabLab para solucionarmos todos os problemas e felizmente conseguimos terminar com êxito.

Nenhum comentário: