Pular para o conteúdo principal

POÇOS: CRIAÇÃO DO TERMINAL DE CARGAS MULTIMODAL NO D.I É TEMA DE ENCONTRO


Mais um encontro foi realizado, no último dia 13, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), para esclarecer detalhes sobre a implantação do Terminal de Cargas Multimodal (rodoferroviário) e do Porto Seco no Distrito Industrial (DI), de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O projeto tem por objetivo racionalizar o desembaraço de mercadorias, oferecendo melhor logística, custos operacionais mais baratos e, ainda, maior segurança para a circulação de produtos importados e exportados da região.

O secretário, Thiago Mariano, e técnicos da Sedet estiveram reunidos com Denis Salgado Figueira, diretor da Mantiqueira Logística, empresa de grande experiência nos modais terrestre, portuário e aeroportuário, que opera no DI em Poços desde junho de 2018. Participaram também do encontro, Diva Funchal, coordenadora de Fomento a Indústria e Comércio; e Marcelo Munhoz, coordenador de Fomento Agropecuário, ambos da secretaria.

O encontro, convocado pelo secretário, Thiago Mariano, serviu para alinhar os objetivos do município na construção do terminal com a expertise da Mantiqueira Logística, que atualmente opera o Redex – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro e Exportação (Receita Federal) no município. O secretário esclarece que diversa informações estão sendo colhidas junto aos players do setor. 

“Inclusive já nos reunidos como a Cooxupé, a maior cooperativa do mundo exportadora de café, também com indústrias de minério e continuamos levantando demandas da região, com setores de grãos, carne etc. Existe uma janela de oportunidades e nós faremos todo possível para torná-la realidade”.

Thiago lembra, que com a implantação do terminal Poços de Caldas se tornará ainda mais competitiva na atração de indústrias, visto que tornará a logística mais atraente devido aos baixos custos do transporte ferroviário. O secretário destaca, ainda, que o município possui uma malha ferroviária em operação hoje que, no entanto, atende apenas a uma empresa. “Com a construção do terminal, toda a região se beneficiará de um transporte com custo muito menor e facilidades de escoamento da produção, avaliou.

Diva Funchal, acrescenta, que a área para a construção do Terminal de Cargas, no DI, já existe e está reservada para essa finalidade. 

De acordo com coordenadora, o governo de Minas Gerais apoia o projeto e as tratativas estão sendo feitas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Indi – Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do Estado. “No final de janeiro ou início de fevereiro, estaremos em Belo Horizonte para mais encontros de trabalho nesses órgãos”, anunciou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho