quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

POÇOS: CRIAÇÃO DO TERMINAL DE CARGAS MULTIMODAL NO D.I É TEMA DE ENCONTRO


Mais um encontro foi realizado, no último dia 13, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), para esclarecer detalhes sobre a implantação do Terminal de Cargas Multimodal (rodoferroviário) e do Porto Seco no Distrito Industrial (DI), de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O projeto tem por objetivo racionalizar o desembaraço de mercadorias, oferecendo melhor logística, custos operacionais mais baratos e, ainda, maior segurança para a circulação de produtos importados e exportados da região.

O secretário, Thiago Mariano, e técnicos da Sedet estiveram reunidos com Denis Salgado Figueira, diretor da Mantiqueira Logística, empresa de grande experiência nos modais terrestre, portuário e aeroportuário, que opera no DI em Poços desde junho de 2018. Participaram também do encontro, Diva Funchal, coordenadora de Fomento a Indústria e Comércio; e Marcelo Munhoz, coordenador de Fomento Agropecuário, ambos da secretaria.

O encontro, convocado pelo secretário, Thiago Mariano, serviu para alinhar os objetivos do município na construção do terminal com a expertise da Mantiqueira Logística, que atualmente opera o Redex – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro e Exportação (Receita Federal) no município. O secretário esclarece que diversa informações estão sendo colhidas junto aos players do setor. 

“Inclusive já nos reunidos como a Cooxupé, a maior cooperativa do mundo exportadora de café, também com indústrias de minério e continuamos levantando demandas da região, com setores de grãos, carne etc. Existe uma janela de oportunidades e nós faremos todo possível para torná-la realidade”.

Thiago lembra, que com a implantação do terminal Poços de Caldas se tornará ainda mais competitiva na atração de indústrias, visto que tornará a logística mais atraente devido aos baixos custos do transporte ferroviário. O secretário destaca, ainda, que o município possui uma malha ferroviária em operação hoje que, no entanto, atende apenas a uma empresa. “Com a construção do terminal, toda a região se beneficiará de um transporte com custo muito menor e facilidades de escoamento da produção, avaliou.

Diva Funchal, acrescenta, que a área para a construção do Terminal de Cargas, no DI, já existe e está reservada para essa finalidade. 

De acordo com coordenadora, o governo de Minas Gerais apoia o projeto e as tratativas estão sendo feitas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Indi – Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do Estado. “No final de janeiro ou início de fevereiro, estaremos em Belo Horizonte para mais encontros de trabalho nesses órgãos”, anunciou.

Nenhum comentário: