Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL VAZ MONTEIRO: UM DOS POUCOS DO PAÍS A REALIZAR TROCA DE VÁLVULA CARDÍACA SEM CIRURGIA ABERTA COM SUCESSO


O dia 06 de fevereiro se tornou um dia histórico para a medicina lavrense, quando a equipe de cardiologia do Hospital Vaz Monteiro, coordenada pelo médico Marcos Cherem, realizou a primeira Troca Valvar Aórtica Percutânea por Cateter (TAVI) na cidade.

Nesse procedimento a válvula cardíaca defeituosa, que não está funcionando bem e compromete a circulação do sangue a partir do coração, é substituída por uma prótese, sem necessidade de retirada da válvula natural e utilizando apenas um furo realizado pela artéria femural, não havendo qualquer abertura da cavidade torácica.

Além disso na TAVI não há anestesia geral com intubação, ocorrendo apenas uma sedação, com o paciente acordando em seguida e já podendo alimentar-se e conversar poucas horas após o término da intervenção.

A paciente de 87 anos foi internada na manhã do dia 06, submetida a cirurgia no mesmo dia e recebeu alta para sua residência já no dia 09. Segundo o cardiologista Marcos Cherem “não há comparação entre os riscos de uma cirurgia percutânea como essa com a cirurgia tradicional, de peito aberto, onde as complicações e o tempo de recuperação são completamente diferentes”.


A equipe cirúrgica foi formada pelos médicos Marcos Cherem (cardiologista), Ari Mandil (hemodinamicista), Dirceu Barbosa Dias Sobrinho (hemodinamicista), Thiago José de Assis (hemodinamicista), Cláudio Gelape (cirurgião cardiovascular), Márcio Sérgio Carvalho Silva (anestesiologista), auxiliados pela equipe de enfermagem (Enfermeiras Suellen Rodrigues e Lara Fernanda Lima Coelho, Técnicos Alexandre Gomes dos Santos, Raissa Garcia Gomes, Graziele Mariana Magela Paulino), com suporte das auxiliares administrativas Valdirene Rosária Carvalho Silva e Sueli Maria de Souza.

Hoje o Vaz Monteiro é um dos poucos hospitais de Minas Gerais e o único de Lavras que oferece cotidianamente tratamento programado e de urgência em medicina cardiovascular, como cateterismos cardíacos e cerebrais, angioplastias cardíacas, cerebrais, renais e vasculares periféricas, arritmias cardíacas complexas, cardiopatias congênitas em crianças e adultos. “Já realizamos mais de 10.000 procedimentos, entre diagnósticos, tratamentos percutâneos e cirurgias abertas” relata Marcos Cherem.

A direção do Vaz Monteiro já realizou inúmeros pedidos para credenciamento desses tratamentos junto ao SUS, por ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, cujo objetivo primordial é atender sem distinção àqueles que necessitam, mas até o momento não houve uma sinalização positiva a nível federal ou estadual para essa liberação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...