Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL VAZ MONTEIRO: UM DOS POUCOS DO PAÍS A REALIZAR TROCA DE VÁLVULA CARDÍACA SEM CIRURGIA ABERTA COM SUCESSO


O dia 06 de fevereiro se tornou um dia histórico para a medicina lavrense, quando a equipe de cardiologia do Hospital Vaz Monteiro, coordenada pelo médico Marcos Cherem, realizou a primeira Troca Valvar Aórtica Percutânea por Cateter (TAVI) na cidade.

Nesse procedimento a válvula cardíaca defeituosa, que não está funcionando bem e compromete a circulação do sangue a partir do coração, é substituída por uma prótese, sem necessidade de retirada da válvula natural e utilizando apenas um furo realizado pela artéria femural, não havendo qualquer abertura da cavidade torácica.

Além disso na TAVI não há anestesia geral com intubação, ocorrendo apenas uma sedação, com o paciente acordando em seguida e já podendo alimentar-se e conversar poucas horas após o término da intervenção.

A paciente de 87 anos foi internada na manhã do dia 06, submetida a cirurgia no mesmo dia e recebeu alta para sua residência já no dia 09. Segundo o cardiologista Marcos Cherem “não há comparação entre os riscos de uma cirurgia percutânea como essa com a cirurgia tradicional, de peito aberto, onde as complicações e o tempo de recuperação são completamente diferentes”.


A equipe cirúrgica foi formada pelos médicos Marcos Cherem (cardiologista), Ari Mandil (hemodinamicista), Dirceu Barbosa Dias Sobrinho (hemodinamicista), Thiago José de Assis (hemodinamicista), Cláudio Gelape (cirurgião cardiovascular), Márcio Sérgio Carvalho Silva (anestesiologista), auxiliados pela equipe de enfermagem (Enfermeiras Suellen Rodrigues e Lara Fernanda Lima Coelho, Técnicos Alexandre Gomes dos Santos, Raissa Garcia Gomes, Graziele Mariana Magela Paulino), com suporte das auxiliares administrativas Valdirene Rosária Carvalho Silva e Sueli Maria de Souza.

Hoje o Vaz Monteiro é um dos poucos hospitais de Minas Gerais e o único de Lavras que oferece cotidianamente tratamento programado e de urgência em medicina cardiovascular, como cateterismos cardíacos e cerebrais, angioplastias cardíacas, cerebrais, renais e vasculares periféricas, arritmias cardíacas complexas, cardiopatias congênitas em crianças e adultos. “Já realizamos mais de 10.000 procedimentos, entre diagnósticos, tratamentos percutâneos e cirurgias abertas” relata Marcos Cherem.

A direção do Vaz Monteiro já realizou inúmeros pedidos para credenciamento desses tratamentos junto ao SUS, por ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, cujo objetivo primordial é atender sem distinção àqueles que necessitam, mas até o momento não houve uma sinalização positiva a nível federal ou estadual para essa liberação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho