Pular para o conteúdo principal

ESA REALIZA OLIMPÍADA ESCOLAR 2021


No dia 15 de março, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou a cerimônia de abertura da Olimpíada Escolar 2021 no estádio Capitão Edgar Cavalcante de Albuquerque.

A Olimpíada Escolar é disputada anualmente no âmbito dos Cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações e tem como principal objetivo fortalecer o espírito de corpo entre os alunos e estimular a prática desportiva.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo general de brigada Flávio Alvarenga Filho, comandante da ESA. Na ocasião, o fogo simbólico foi conduzido pelo aluno Otávio Martins Lopes Clemente, do Curso de Infantaria, que, em momento solene, acendeu a Pira Olímpica. Esta chama permanecerá enquanto durarem as competições.

A Olimpíada deste ano será disputada no período de 15 a 19 de março de 2021, serão observadas todas as medidas sanitárias de proteção e controle relativas à atual pandemia, e terá onze modalidades desportivas, sendo elas: atletismo, basquetebol, corrida rústica, futebol, hipismo, judô, natação, orientação, pentatlo militar, voleibol e tiro.

Neste primeiro de dia de competição, as seguintes modalidades foram disputadas: futebol (1º jogo e 2° jogo), voleibol (1º jogo), atletismo (1ª parte), basquetebol (1º jogo), natação e pentatlo. A participação da torcida está bastante restrita e neste ano, excepcionalmente, não será franqueado o acesso às instalações do aquartelamento para pessoas de fora do efetivo da ESA.

A referida atividade tem ainda por objetivo selecionar atletas para integrar as equipes representativas do Exército que competirão com a Marinha e Aeronáutica na XXV MAREXAER e evidenciar as oportunidades de aprimoramento a fim de contribuir com a organização desse evento que tem previsão de ser sediado pela ESA em setembro do corrente ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.