quarta-feira, 17 de março de 2021

LIRAa APONTA VARGINHA COM MÉDIO RISCO DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI


Realizado nos dias 08, 09 e 10 do mês de março, o 2º Levantamento de Índice Médio Risco de Infestação (LIRAa) do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O levantamento, que é realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis, consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde.

Nos imóveis visitados pelo agente de combate às endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

No total geral, em Varginha, no Sul de Minas, foram encontrados 88 focos do Aedes Aegypti, 04 do mosquito Aedes Albopictus. Sendo que os Bairros com maior número de depósitos com focos foram o Nossa Senhora Aparecida, Jardim Corcetti, Jardim Sion, Padre Vitor, Vila Registânea e Bom Pastor. Os recipientes mais comuns em possuírem focos foram Vaso de Planta, Balde, Tambor, Ralinho e Vaso Sanitário.

O Setor de Vigilância Ambiental em conjunto com outras secretarias do município, vem realizando diversas ações tais como Mutirão de Limpeza, colocação de tampas em caixas d' água de residências abandonadas ou de pessoas carentes, e intensificação de vistorias nos bairros com maior número de focos encontrados no LIRAa entre outros.

Nenhum comentário: