terça-feira, 27 de abril de 2021

PLANTIO DO TOMATE CONTRIBUI PARA A ECONOMIA DE OLIVEIRA


A produção de tomates é uma alternativa muito interessante para nossos agricultores, com potencial de beneficiar nossas famílias e o município, de modo geral.

Por meio da Emater e com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), a Prefeitura de Oliveira, no Centro-Oeste do Estado, apoia o cultivo do tomate e mantém sua importância para a economia do Município, pela produção e geração de emprego.

Segundo estimativa do extensionista Evandro Lélis, o município de Oliveira tem hoje mais de 300 hectares de plantação de tomate com produção média de 80 mil quilos por hectare.

A maior parte da produção de Oliveira vai para São Paulo e para a CEASA em Contagem e conta com um atestado de produção fornecido pela Emater, atestando que o produto foi plantado e vendido pelo produtor, evitando assim a comercialização por atravessadores.

A plantação do tomate emprega um grande número de pessoas para a colheita, manutenção das hortas e limpeza dos frutos sendo que alguns produtores contam com trabalhadores fixos para essas tarefas.

Em Morro do Ferro foram visitadas as plantações na comunidade dos Palmeras, produtores Luís Claúdio e Teles e também na região da Usina. Estiveram presentes representantes da SAMA e Emater, Evandro Lélis, Flávia Reis e Virgínia Resende.

A secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Flávia Reis ressalta que: "A produção em Oliveira alcança números expressivos, por isso é importante a realização de cursos em parceria com SENAR e EMATER com o intuito de beneficiar o tomate, agregando valor aos produtos gerados e incentivando o trabalho das mulheres e da família do agricultor que fica na lida do campo".

Segundo a prefeita Cristine Lasmar, é importante valorizar a agricultura no município por meio de parcerias e cursos, incentivando a geração de emprego e renda no campo.

A Emater e SAMA ficam na cidade de Oliveira, no Parque João Reis “Capão” na Rua: Afonso Terra, nº 344, bairro dona Sinhaninha, telefones para mais informações (37) 3331 – 2683 e 3331 – 5762.

Nenhum comentário: