Pular para o conteúdo principal

PLANTIO DO TOMATE CONTRIBUI PARA A ECONOMIA DE OLIVEIRA


A produção de tomates é uma alternativa muito interessante para nossos agricultores, com potencial de beneficiar nossas famílias e o município, de modo geral.

Por meio da Emater e com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), a Prefeitura de Oliveira, no Centro-Oeste do Estado, apoia o cultivo do tomate e mantém sua importância para a economia do Município, pela produção e geração de emprego.

Segundo estimativa do extensionista Evandro Lélis, o município de Oliveira tem hoje mais de 300 hectares de plantação de tomate com produção média de 80 mil quilos por hectare.

A maior parte da produção de Oliveira vai para São Paulo e para a CEASA em Contagem e conta com um atestado de produção fornecido pela Emater, atestando que o produto foi plantado e vendido pelo produtor, evitando assim a comercialização por atravessadores.

A plantação do tomate emprega um grande número de pessoas para a colheita, manutenção das hortas e limpeza dos frutos sendo que alguns produtores contam com trabalhadores fixos para essas tarefas.

Em Morro do Ferro foram visitadas as plantações na comunidade dos Palmeras, produtores Luís Claúdio e Teles e também na região da Usina. Estiveram presentes representantes da SAMA e Emater, Evandro Lélis, Flávia Reis e Virgínia Resende.

A secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Flávia Reis ressalta que: "A produção em Oliveira alcança números expressivos, por isso é importante a realização de cursos em parceria com SENAR e EMATER com o intuito de beneficiar o tomate, agregando valor aos produtos gerados e incentivando o trabalho das mulheres e da família do agricultor que fica na lida do campo".

Segundo a prefeita Cristine Lasmar, é importante valorizar a agricultura no município por meio de parcerias e cursos, incentivando a geração de emprego e renda no campo.

A Emater e SAMA ficam na cidade de Oliveira, no Parque João Reis “Capão” na Rua: Afonso Terra, nº 344, bairro dona Sinhaninha, telefones para mais informações (37) 3331 – 2683 e 3331 – 5762.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/