Pular para o conteúdo principal

BARBACENA INAUGURA AMBULATÓRIO PÓS-COVID


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), nas Vertentes, inaugurou nesta quarta-feira, dia 5, o ambulatório pós-covid, que é um espaço para atendimento ao paciente com sequelas deixadas pela doença. O serviço, que é pioneiro na região, funcionará no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Avenida Pereira Teixeira - no bairro Ibiapaba.

O ambulatório busca promover a reabilitação do paciente após a alta hospitalar e também os que testaram positivo para à Covid-19, mas permaneceram em acompanhamento domiciliar. Serão realizadas 32 consultas semanalmente, por uma equipe multidisciplinar, incialmente composta por médicos clínico, otorrinolaringologista, cardiologista e psiquiatra, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e nutricionista.

O médico infectologista do município, Herbert Fernandes, explicou a ideia do projeto “É com muita alegria que nós estamos hoje iniciando mais esse passo na assistência de nossa população. Nós temos sofrido muito com a força que essa pandemia tem nos assolado, principalmente nesse ano, não só por causa da carga aguda da doença pela demanda hospitalar e de assistência, a gente tem percebido que os pacientes tem persistido com alguns sintomas, com algumas sequelas, como cardiovasculares, respiratórias, neurológicas e essa iniciativa é uma que alguns municípios já começaram a ter e depois de a gente conversar junto com o Dr. Arinos e o pessoal da Sesap, a gente acampou essa ideia de fazer esse ambulatório aqui em nossa cidade”, pontuou Herberth.

O secretário de saúde, Arinos Duarte Brasil, ressaltou a importância de que além dos médicos especializados nos serviços do ambulatório, também há toda a estrutura do CEM a disposição desses pacientes. 

“A Covid ataca o paciente não só no momento agudo, mas deixa sequelas de três a seis meses, então nada melhor do que ampará-los, a Prefeitura dar esse tratamento para esses pacientes voltarem a vida normal rapidamente”, destacou Arinos.

O prefeito Carlos Du parabenizou os envolvidos no projeto. “Eu não tenho dúvidas, que vai gerar um resultado a longo prazo na vida das pessoas aqui em Barbacena. Nossa missão aqui é salvar vidas, independente da secretaria, da área, mas é salvar vidas. Eu vejo aqui nesse projeto mais um passo para ajudar a salvar vidas”, destacou o prefeito.

O médicos Rafaela Machado Neto e Guilherme Felipe Pereira, explicaram sobre o fluxograma do ambulatório. O paciente que necessitar desse tratamento e que foi necessário hospitalização no período em que esteve com a doença, deve procurar o CEM com a nota/sumário da alta hospitalar para agendar consulta médica

Já os pacientes que testaram positivo para a doença, mas não foi necessário a internação, deve primeiramente procurar a UBS de referência, onde acontecerá o direcionamento pelo próprio médico a partir de critérios estabelecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.