Pular para o conteúdo principal

BARBACENA INAUGURA AMBULATÓRIO PÓS-COVID


A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB), nas Vertentes, inaugurou nesta quarta-feira, dia 5, o ambulatório pós-covid, que é um espaço para atendimento ao paciente com sequelas deixadas pela doença. O serviço, que é pioneiro na região, funcionará no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Avenida Pereira Teixeira - no bairro Ibiapaba.

O ambulatório busca promover a reabilitação do paciente após a alta hospitalar e também os que testaram positivo para à Covid-19, mas permaneceram em acompanhamento domiciliar. Serão realizadas 32 consultas semanalmente, por uma equipe multidisciplinar, incialmente composta por médicos clínico, otorrinolaringologista, cardiologista e psiquiatra, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e nutricionista.

O médico infectologista do município, Herbert Fernandes, explicou a ideia do projeto “É com muita alegria que nós estamos hoje iniciando mais esse passo na assistência de nossa população. Nós temos sofrido muito com a força que essa pandemia tem nos assolado, principalmente nesse ano, não só por causa da carga aguda da doença pela demanda hospitalar e de assistência, a gente tem percebido que os pacientes tem persistido com alguns sintomas, com algumas sequelas, como cardiovasculares, respiratórias, neurológicas e essa iniciativa é uma que alguns municípios já começaram a ter e depois de a gente conversar junto com o Dr. Arinos e o pessoal da Sesap, a gente acampou essa ideia de fazer esse ambulatório aqui em nossa cidade”, pontuou Herberth.

O secretário de saúde, Arinos Duarte Brasil, ressaltou a importância de que além dos médicos especializados nos serviços do ambulatório, também há toda a estrutura do CEM a disposição desses pacientes. 

“A Covid ataca o paciente não só no momento agudo, mas deixa sequelas de três a seis meses, então nada melhor do que ampará-los, a Prefeitura dar esse tratamento para esses pacientes voltarem a vida normal rapidamente”, destacou Arinos.

O prefeito Carlos Du parabenizou os envolvidos no projeto. “Eu não tenho dúvidas, que vai gerar um resultado a longo prazo na vida das pessoas aqui em Barbacena. Nossa missão aqui é salvar vidas, independente da secretaria, da área, mas é salvar vidas. Eu vejo aqui nesse projeto mais um passo para ajudar a salvar vidas”, destacou o prefeito.

O médicos Rafaela Machado Neto e Guilherme Felipe Pereira, explicaram sobre o fluxograma do ambulatório. O paciente que necessitar desse tratamento e que foi necessário hospitalização no período em que esteve com a doença, deve procurar o CEM com a nota/sumário da alta hospitalar para agendar consulta médica

Já os pacientes que testaram positivo para a doença, mas não foi necessário a internação, deve primeiramente procurar a UBS de referência, onde acontecerá o direcionamento pelo próprio médico a partir de critérios estabelecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...