sexta-feira, 21 de maio de 2021

BISPOS COBRAM DO GOVERNO SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DA AMAZÔNIA

Documento é fruto de debate virtual realizado nesta semana

A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA), vinculada à CNBB, e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM_Brasil) realizaram um encontro nestas segunda e terça-feira, 18 e 19 de maio, com os Bispos da Amazônia Legal Brasileira, para debater temas como o Sínodo para a Amazônia, migração, crise ambiental, mudanças climáticas, situação dos povos indígenas e riscos para o ecossistema amazônico. Como resultado, os representantes da Igreja Católica divulgaram uma carta pública em que cobram medidas do governo brasileiro frente às questões ambientais e da pandemia.

O evento, que reuniu mais de 60 bispos, reflete o olhar vigilante dos líderes católicos sobre o agravamento de uma crise que escancara a pobreza, o desmatamento, o desrespeito ao meio ambiente e aos povos indígenas. 

“As lutas das populações da Amazônia têm diante de si o escandaloso desafio da pretensiosa legalidade do ilícito. Ou apelamos para a garantia legal da vida e dos territórios, ou nos defendemos quando o extermínio se torna lei! Este dinamismo é escancaradamente presente diante da questão das lutas dos povos indígenas. O cenário político indigenista vivido no Brasil é de retrocesso, com o agravamento das violações dos direitos desses povos, principalmente no que se refere à regularização dos seus territórios”, dizem os bispos.

A carta também traz um alerta para projetos de lei em discussão no momento, que impactam a preservação do meio ambiente. Entre eles está o PL 3729/2004, que desmonta o sistema de licenciamento ambiental; o PL 2633/2020 e o PL 510/2021, que abrem as “porteiras” para grilagem de terras; o PL 191/2020, que permite a mineração e atividades econômicas em terras indígenas; e o PL 6299/2002, que flexibiliza fabricação e uso de agrotóxicos,

O encontro dos Bispos da Amazônia Legal Brasileira é organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil / CNBB e Rede Eclesial Pan-Amazônica /REPAM-Brasil.

Confira aqui a íntegra da carta da comissão dos Bispos da Amazônia.

Nenhum comentário: