Pular para o conteúdo principal

COM MAIS DE 100 MIL HABITANTES, LAVRAS AINDA NÃO POSSUI UMA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Cidade é a única entre as 5 maiores do Sul de Minas que ainda não possui uma GCM


Nos últimos anos têm aumentado o número de ações criminosas envolvendo o patrimônio público, inclusive crimes ocorrendo até mesmo dentro de escolas. Diante disso, tem aumentado a necessidade das prefeituras contaram com um quadro efetivo e preparado de segurança e vigilância. Além da economia aos cofres públicos, uma vez muitas cidades hoje gastam com contratos de terceirização, uma estrutura própria terá mais capacitação para seguir regras constitucionais e com uma formação adequada.

Diante desse novo cenário, o vereador Marcos Possato apresentou na Câmara Municipal de Lavras um Projeto de Indicação que visa a criação da Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade. Das cinco maiores cidades do Sul de Minas (todas com população acima de 100 mil habitantes), Lavras é a única que ainda não conta com a estrutura de uma GCM.

De acordo com a proposta do parlamentar, será atribuição da Guarda Civil Municipal de Lavras, desempenhar tarefas no âmbito das autarquias municipais e fundações públicas sem fins lucrativos e de interesse social, mediante designação do secretário municipal de Administração e Recursos Humanos.

O efetivo pessoal da Guarda Civil Municipal de Lavras será apurado pelo quantitativo percentual de até 0.10% (zero ponto dez por cento) de servidores, com relação a população de Lavras, que poderão ser convocados, por meio de concurso público, gradativamente conforme se ajustam as necessidades do município em consonância com sua estrutura.

Serão atribuições da Guarda Civil Municipal, exercer a vigilância interna e externa sobre os prédios públicos municipais, sede administrativa, escolas, unidades de saúde, parques, jardins, museus, casa da cultura, casa dos conselhos, bibliotecas, cemitérios, mercados, prédios históricos e tombados, feiras de interesse do município, controlar e acompanhar a entrada e saída de pessoas em prédios públicos, no sentido de:

a) Protegê-los dos crimes contra o patrimônio; 
b) Visar a proteção e guarda dos documentos e equipamentos pertencentes ao município;
c) Orientar o público e trânsito de veículos, em caráter auxiliar à Polícia Militar;
d) Apoio nos eventos públicos de grande contingente populacional;
e) Prevenir sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio

Ainda de acordo com a proposta, a Guarda Civil Municipal colaborará, quando solicitada, com as tarefas atribuídas a Defesa Civil na ocorrência de calamidade pública e grandes sinistros.

Projeto de Indicação
De acordo com a Constituição Federal, os legisladores não podem apresentar projetos de lei que impliquem custos para o Poder Executivo. Por isso, quando têm alguma ideia para melhorar a cidade – mas que não pode ser apresentada em forma de projeto –, eles fazem uma indicação, ou seja, uma sugestão para a Prefeitura.

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...