Pular para o conteúdo principal

HVM: MANTENDO PROCEDIMENTOS CARDÍACOS INADIÁVEIS E SALVANDO VIDAS MESMO EM TEMPOS DE PANDEMIA


O Hospital Vaz Monteiro (HVM) de Lavras é hoje um dos mais modernos centros médicos da região e referência em cardiologia diagnóstica e terapêutica em Minas Gerais. Mesmo nesses sombrios tempos em que a pandemia de Covid-19 sobrecarrega o sistema de saúde, os portadores de doenças cardiovasculares em muitos casos não podem se dar ao luxo de aguardar uma resolução para seus problemas, que em muitos casos trazem risco à suas vidas.

Nesse mês, o Departamento de Cardiologia do hospital realizou várias intervenções para tratamento de pacientes de Lavras e da região devido a arritmias cardíacas complexas, defeitos congênitos do coração, obstruções das artérias coronárias e doenças graves de válvulas.

Alguns dos procedimentos realizados são exclusivos do Vaz Monteiro no interior de Minas Gerais e, até recentemente, ocorriam apenas em grandes hospitais de Belo Horizonte e São Paulo.


Como exemplo, utilizando modernísimo equipamento da Abbott, o Vaz Monteiro realiza a avaliação do RFR (Resting Full Cicle ratio - proporção do Ciclo Completo de Repouso), que permite, por meio do cateterismo cardíaco, realizar o estudo fisiológico do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias identificando, desta forma, a gravidade das lesões que podem ser classificadas em nível grave ou intermediário, definindo a necessidade ou não de angioplastia e do implante de stent.

De acordo com o médico Marcos Cherem “o RFR é um exame de análise fisiológica do fluxo sanguíneo dentro das coronárias, fazendo as medidas de pressão antes e após obstruções arteriais, sendo que, através de uma análise computadorizada, determina a necessidade ou não de realizar uma angioplastia em determinada artéria coronária”. 

O RFR permite a maior precisão nas indicações de tratamento de entupimentos duvidosos: clínico ou intervencionista. Como explicou o médico Dirceu Dias Barbosa Sobrinho “após a fração de fluxo ser determinada consegue-se, de forma segura, dizer se aquela lesão precisa ou não ser tratada. ‘Ser tratada’ significa saber se tem ou não a indicação de fazer uma angioplastia com o implante do stent – material utilizado para desobstruir uma coronária, ou manter apenas medicações e medidas não farmacológicas”.


Também foram executados procedimentos como a ressincronização cardíaca para tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) grave, permitindo ao coração “bombear” o sangue com maior eficiência. Igualmente foi realizado implante de Cardiodesfibrilador Implantável (CDI), visando corrigir automaticamente taquiarritmias ventriculares que, de outra forma, poderiam levar à morte súbita. Foram feitos ainda Estudos Eletrofisiológicos para Ablação de Arritmias (EEF), em que foram tratados diferentes casos, entre os quais um de Síndrome de Wolff Parkinson White.

Defeitos congênitos do septo interatrial foram corrigidos sem a necessidade de abertura da caixa torácica e sem pontos, sendo que em um homem com mais de 70 anos havia duas grandes descontinuidades que foram reparadas totalmente através desse método, encerrando-se um problema que já havia causado inclusive um derrame cerebral. 

“A imensa maioria das nossas intervenções permite, mesmo em casos complexos, que os pacientes recebam alta em poucas horas, o que é outro diferencial do Vaz Monteiro nesses tempos de Covid” pontua Dirceu Dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/