Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS ARQUIVA REPRESENTAÇÃO SOBRE O PROGRAMA EDUCAÇÃO CONECTADA EM LAVRAS

Corte de Contas determinou a atual prefeita e a secretária municipal de Educação que façam uma auditoria no programa

Conselheiro substituto Telmo Passareli, relator do processo

Na sessão da última quinta-feira, dia 20, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) julgou a representação feita pelo então prefeito Silas Costa Pereira em razão de supostas irregularidades que teriam ocorrido durante a gestão do seu antecessor, Marcos Cherem, no período de janeiro de 2013 a setembro de 2014. 

Na representação, formulada no ano de 2014 junto ao TCEMG, além de Marcos Cherem, são citados o então vice-prefeito Aristides Silva Filho e diversos secretários municipais à época.

A representação pedia a apuração do eventual desvio de parte dos 7.000 tablets adquiridos pelo município de Lavras para o programa Educação Conect@da, uma ação da administração de Marcos Cherem que visava conectar com internet todas as escolas da rede municipal de ensino e o fornecimento dos tablets para uso dos alunos.

Em seu voto, o relator do processo conselheiro substituto Telmo Passareli decidiu que "por todo o exposto na fundamentação, proponho, em relação a eventual irregularidade na aplicação de recursos federais do Piso da Atenção Básica, a extinção do feito, sem resolução de mérito, com fundamento no art. 71, § 3º, da Lei Orgânica, devendo ser encaminhada cópia desta decisão à Secretaria do TCU no Estado de Minas Gerais."

O conselheiro relator também votou pela exclusão do então vice-prefeito Aristides Silva da ação proposta. "Proponho, ainda, o acolhimento da preliminar de ilegitimidade passiva suscitada pelo Sr. Aristides Silva Filho."

Seguindo seu voto, o conselheiro substituto Telmo Passareli destacou que "em prejudicial de mérito, proponho o reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva desta Corte, nos termos do art. 110-E c/c art. 110-F, inciso I, ambos da Lei Orgânica deste Tribunal. Quanto à pretensão de ressarcimento, proponho determinar às atuais prefeita e secretária municipal de educação que abram procedimento administrativo para apuração da destinação dos 7.000 tablets adquiridos pelo município de Lavras no âmbito do programa Educação Conect@da, a fim de verificar se os equipamentos foram efetivamente recebidos e ingressaram no patrimônio municipal, procedendo-se, diante de eventual constatação da má gestão de recursos e dano ao erário, à devida recomposição do erário a cargo dos responsáveis. A conclusão do referido procedimento administrativo deverá ser encaminhada a este Tribunal no prazo de 120 dias.

Finalizando, o relator concluiu que "por fim, proponho que seja encaminhada cópia desta decisão à Presidência desta Corte, tendo em vista o requerimento ministerial de realização de auditoria no programa Educação Conect@ada, desenvolvido pela secretaria municipal de educação de Lavras, para avaliação da efetividade da política pública específica de aliar tecnologia com educação."

"Cumpridos os dispositivos regimentais cabíveis à espécie, arquivem-se os autos", decidiu. Em seguida, o conselheiro Cláudio Couto Terrão, que havia pedido vista do processo, decidiu seguir o relator e assim votou: "Pelos fundamentos expostos, em prejudicial de mérito, acolho a proposta de voto quanto à ocorrência da prescrição da pretensão punitiva e reconheço, de ofício, também a prescrição da pretensão ressarcitória, ambas com fundamento no art. 110-E c/c o art. 110-F, I, e o art. 110-C, V, da Lei Orgânica, com a consequente extinção do processo com resolução de mérito, nos termos do art. 110-J da referida Lei. Determino, ainda, que seja o Parquet de Contas cientificado do teor desta decisão, para que, a seu juízo, avalie o cabimento de provocar o Ministério Público Estadual para adoção das providências pertinentes, com fulcro no inciso VI do art. 32 da Lei Orgânica. Intimem-se as partes do teor desta decisão. Promovidas as medidas legais cabíveis à espécie, arquivem-se os autos."

Sendo assim, os conselheiros pertencentes a Segunda Câmara do TCEMG seguiram o relator e decidiram por "em prejudicial de mérito, reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, nos termos da proposta de voto do Relator. Reconhecida, ainda, a prescrição da pretensão ressarcitória, nos termos do voto-vista do Conselheiro Claudio Terrão."

Com a decisão, será arquivada a representação feita pelo então prefeito Silas Costa Pereira, contra o seu antecessor Marcos Cherem e demais secretários municipais citados na ação, ficando os mesmos isentos de ressarcimento aos cofres públicos e punição. 

A prefeita Jussara Menicucci e a secretária municipal de Educação, Maria Helena Abreu Pereira, serão notificadas da decisão nos próximos dias e deverão proceder a auditoria no Programa Educação Conect@ada. 

*Por Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho