Pular para o conteúdo principal

VARGINHA É CONTEMPLADA COMO REFERÊNCIA MACRORREGIONAL NO SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA


Varginha, no Sul de Minas, foi contemplada com o credenciamento como referência macrorregional de SAE-Ampliado, visando fortalecer e ampliar a carteira de serviços para as condições crônicas transmissíveis, mantendo à vigilância, assistência, prevenção, promoção, tratamento, reabilitação e educação em saúde para os casos mais complexos. Bem como irá implantar o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) com o objetivo de beneficiar uma parcela especial da população com doenças ou condições especiais de saúde, que precisem de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações no âmbito do SUS MG .

“Com a implantação do SAE/Ampliado e com o envolvimento da gestão para sua manutenção, acreditamos que os resultados originados desta iniciativa trarão grandes benefícios para os pacientes residentes em Varginha e nos outros municípios. Pois irá favorecer o acesso dos mesmos aos serviços especializados e de alta complexidade existentes no município.Garantirá a resolutividade, confidencialidade e anonimato dos pacientes cadastrados. Permitirá maior agilidade no enfrentamento dos problemas", afirmou o prefeito Verdi Melo.

O modelo atual desenvolvido na Policlínica Central está muito sintonizado ao preconizado pelo Ministério da Saúde, nas ações desenvolvidas pelo SAE/CTA. Porém se faz necessário otimizar e promover interação do quadro de profissionais a fim de possibilitar o acompanhamento das ações e serviços dispensados as pessoas que procuram o serviço.

Para que isso aconteça é necessário o investimento na capacitação dos profissionais envolvidos no processo das ações de prevenção, assistência e epidemiologia dos agravos contemplados no projeto.

Todo o investimento com as equipes e na estrutura da unidade, que virá desse credenciamento, irá influenciar na qualidade do atendimento das pessoas que buscam o serviço, por isso a importância do credenciamento do SAE-ampliado.

Incluem-se como condições e doenças crônicas transmissíveis: HIV/AIDS, Tuberculose, Hanseníase, Leishmaniose, Hepatites virais e as infecções sexualmente transmissíveis.

“Muito orgulhoso dessa conquista. Nosso SAE sempre foi minha ‘menina dos olhos ‘ desde minha chegada a Varginha para implantação do programa de controle das Hepatites vitais . E, ver nosso trabalho se tornar referência macrorregional, traduz toda trajetória do trabalho de nossa equipe", comemora Luiz Carlos Coelho, infectologista e secretário municipal de saúde de Varginha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.