terça-feira, 4 de maio de 2021

VARGINHA É CONTEMPLADA COMO REFERÊNCIA MACRORREGIONAL NO SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA


Varginha, no Sul de Minas, foi contemplada com o credenciamento como referência macrorregional de SAE-Ampliado, visando fortalecer e ampliar a carteira de serviços para as condições crônicas transmissíveis, mantendo à vigilância, assistência, prevenção, promoção, tratamento, reabilitação e educação em saúde para os casos mais complexos. Bem como irá implantar o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) com o objetivo de beneficiar uma parcela especial da população com doenças ou condições especiais de saúde, que precisem de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações no âmbito do SUS MG .

“Com a implantação do SAE/Ampliado e com o envolvimento da gestão para sua manutenção, acreditamos que os resultados originados desta iniciativa trarão grandes benefícios para os pacientes residentes em Varginha e nos outros municípios. Pois irá favorecer o acesso dos mesmos aos serviços especializados e de alta complexidade existentes no município.Garantirá a resolutividade, confidencialidade e anonimato dos pacientes cadastrados. Permitirá maior agilidade no enfrentamento dos problemas", afirmou o prefeito Verdi Melo.

O modelo atual desenvolvido na Policlínica Central está muito sintonizado ao preconizado pelo Ministério da Saúde, nas ações desenvolvidas pelo SAE/CTA. Porém se faz necessário otimizar e promover interação do quadro de profissionais a fim de possibilitar o acompanhamento das ações e serviços dispensados as pessoas que procuram o serviço.

Para que isso aconteça é necessário o investimento na capacitação dos profissionais envolvidos no processo das ações de prevenção, assistência e epidemiologia dos agravos contemplados no projeto.

Todo o investimento com as equipes e na estrutura da unidade, que virá desse credenciamento, irá influenciar na qualidade do atendimento das pessoas que buscam o serviço, por isso a importância do credenciamento do SAE-ampliado.

Incluem-se como condições e doenças crônicas transmissíveis: HIV/AIDS, Tuberculose, Hanseníase, Leishmaniose, Hepatites virais e as infecções sexualmente transmissíveis.

“Muito orgulhoso dessa conquista. Nosso SAE sempre foi minha ‘menina dos olhos ‘ desde minha chegada a Varginha para implantação do programa de controle das Hepatites vitais . E, ver nosso trabalho se tornar referência macrorregional, traduz toda trajetória do trabalho de nossa equipe", comemora Luiz Carlos Coelho, infectologista e secretário municipal de saúde de Varginha.

Nenhum comentário: