Pular para o conteúdo principal

VARGINHA É CONTEMPLADA COMO REFERÊNCIA MACRORREGIONAL NO SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA


Varginha, no Sul de Minas, foi contemplada com o credenciamento como referência macrorregional de SAE-Ampliado, visando fortalecer e ampliar a carteira de serviços para as condições crônicas transmissíveis, mantendo à vigilância, assistência, prevenção, promoção, tratamento, reabilitação e educação em saúde para os casos mais complexos. Bem como irá implantar o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) com o objetivo de beneficiar uma parcela especial da população com doenças ou condições especiais de saúde, que precisem de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações no âmbito do SUS MG .

“Com a implantação do SAE/Ampliado e com o envolvimento da gestão para sua manutenção, acreditamos que os resultados originados desta iniciativa trarão grandes benefícios para os pacientes residentes em Varginha e nos outros municípios. Pois irá favorecer o acesso dos mesmos aos serviços especializados e de alta complexidade existentes no município.Garantirá a resolutividade, confidencialidade e anonimato dos pacientes cadastrados. Permitirá maior agilidade no enfrentamento dos problemas", afirmou o prefeito Verdi Melo.

O modelo atual desenvolvido na Policlínica Central está muito sintonizado ao preconizado pelo Ministério da Saúde, nas ações desenvolvidas pelo SAE/CTA. Porém se faz necessário otimizar e promover interação do quadro de profissionais a fim de possibilitar o acompanhamento das ações e serviços dispensados as pessoas que procuram o serviço.

Para que isso aconteça é necessário o investimento na capacitação dos profissionais envolvidos no processo das ações de prevenção, assistência e epidemiologia dos agravos contemplados no projeto.

Todo o investimento com as equipes e na estrutura da unidade, que virá desse credenciamento, irá influenciar na qualidade do atendimento das pessoas que buscam o serviço, por isso a importância do credenciamento do SAE-ampliado.

Incluem-se como condições e doenças crônicas transmissíveis: HIV/AIDS, Tuberculose, Hanseníase, Leishmaniose, Hepatites virais e as infecções sexualmente transmissíveis.

“Muito orgulhoso dessa conquista. Nosso SAE sempre foi minha ‘menina dos olhos ‘ desde minha chegada a Varginha para implantação do programa de controle das Hepatites vitais . E, ver nosso trabalho se tornar referência macrorregional, traduz toda trajetória do trabalho de nossa equipe", comemora Luiz Carlos Coelho, infectologista e secretário municipal de saúde de Varginha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...