segunda-feira, 12 de julho de 2021

OFERTA DE CURSOS NO CAMPUS DA UFLA EM PARAÍSO PODE TER INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

Área do campus em São Sebastião do Paraíso, com projeção dos prédios a serem construídos

A oferta de cursos do Campus de São Sebastião do Paraíso da Universidade Federal de Lavras (UFLA) poderá ter início no primeiro semestre de 2022, o que ainda será submetido à aprovação dos Conselhos Superiores da UFLA: o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Universitário (CUNI).

A UFLA tem hoje cinco obras já concluídas em São Sebastião do Paraíso, e outras quatro estão em andamento ou aguardando licitação para execução do remanescente de algumas obras, que foram abandonadas por uma empreiteira que perdeu a capacidade financeira. O planejamento total para a área do campus é de nove estruturas. Encontram-se concluídos o campo de futebol e a quadra, o pavilhão de aulas, o prédio da Incubadora, o prédio de Laboratórios e o prédio de Logística. Em andamento se encontra a obra da biblioteca. Aguardando licitação do remanescente estão as obras do anfiteatro, do centro de convivência e o prédio das Engenharias.

O projeto de implantação do campus prevê a oferta de 180 vagas anuais para estudantes, distribuídas entre quatro cursos de graduação focados em tecnologia e inovação: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção. Também está previsto um mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria, cujo início dependerá da apreciação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas no novo câmpus estarão ligadas ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN), criado pela Resolução CUNI nº 014, de 2021. O ingresso das primeiras turmas deverá ocorrer por meio do SiSU. Para o primeiro ingresso, caso não haja tempo de inclusão pelo Sisu, por questões operacionais, será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para uma seleção seleção específica, quando assim for deliberado pelos Conselhos Superiores da UFLA.

Apesar de as obras não estarem todas concluídas, já é possível o início das atividades acadêmicas nas dependências do campus que estão finalizadas.

*Com assessoria

Nenhum comentário: