Pular para o conteúdo principal

OFERTA DE CURSOS NO CAMPUS DA UFLA EM PARAÍSO PODE TER INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

Área do campus em São Sebastião do Paraíso, com projeção dos prédios a serem construídos

A oferta de cursos do Campus de São Sebastião do Paraíso da Universidade Federal de Lavras (UFLA) poderá ter início no primeiro semestre de 2022, o que ainda será submetido à aprovação dos Conselhos Superiores da UFLA: o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Universitário (CUNI).

A UFLA tem hoje cinco obras já concluídas em São Sebastião do Paraíso, e outras quatro estão em andamento ou aguardando licitação para execução do remanescente de algumas obras, que foram abandonadas por uma empreiteira que perdeu a capacidade financeira. O planejamento total para a área do campus é de nove estruturas. Encontram-se concluídos o campo de futebol e a quadra, o pavilhão de aulas, o prédio da Incubadora, o prédio de Laboratórios e o prédio de Logística. Em andamento se encontra a obra da biblioteca. Aguardando licitação do remanescente estão as obras do anfiteatro, do centro de convivência e o prédio das Engenharias.

O projeto de implantação do campus prevê a oferta de 180 vagas anuais para estudantes, distribuídas entre quatro cursos de graduação focados em tecnologia e inovação: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção. Também está previsto um mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria, cujo início dependerá da apreciação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas no novo câmpus estarão ligadas ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN), criado pela Resolução CUNI nº 014, de 2021. O ingresso das primeiras turmas deverá ocorrer por meio do SiSU. Para o primeiro ingresso, caso não haja tempo de inclusão pelo Sisu, por questões operacionais, será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para uma seleção seleção específica, quando assim for deliberado pelos Conselhos Superiores da UFLA.

Apesar de as obras não estarem todas concluídas, já é possível o início das atividades acadêmicas nas dependências do campus que estão finalizadas.

*Com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.