sexta-feira, 13 de agosto de 2021

CÂMARA ABRE COMISSÃO PROCESSANTE PARA INVESTIGAR POSSÍVEL QUEBRA DE DECORO DE PREFEITO DE TRÊS CORAÇÕES

Comissão tem o prazo de até 90 dias para reunir provas e documentos. Conforme a denúncia, Gordo Dentista (PSD) teria ameaçado e ofendido os vereadores
Câmara vai investigar possível ameaça do prefeito Gordo Dentista (PSD) aos vereadores de Três Corações

A Câmara Municipal abriu uma Comissão Processante para investigar a postura do prefeito de Três Corações, Gordo Dentista (PSD), por possível quebra de decoro. A comissão tem o prazo de até 90 dias para reunir provas e documentos. Com forme a denúncia, o prefeito teria ameaçado e ofendido os vereadores. Ele não quis se manifestar sobre o caso.

A denúncia partiu do presidente do Legislativo, Fabiano Jerônimo (PTB). A comissão foi aberta na sessão de segunda-feira, dia 9, e tem um prazo de até 90 dias para reunir provas, documentos e relatórios de apuração, acusação e defesa.

A comissão sorteada para fazer as investigações será formada por: Weverton Aguiar Expedito (Presidente), José Maria de Lacerda (Relator) e Carlos Eduardo Silva de Oliveira (Membro).

Abertura da CP
Durante a sessão ordinária em que a Comissão Processante foi aberta, foram lidos e exibidos trechos de áudios e relatórios em que o prefeito teria ofendido e ameaçado os vereadores.

“Você podia falar no plenário pra mim, pra essa cambada de ...., que se quiser votar o projeto, vota. Se não quiser, vai pra .... E se vier com negócio de emenda eu não vou sancionar, eu vou vetar”, teria sido dito o prefeito em um áudio exibido na reunião.

O áudio foi cedido pela Câmara de Vereadores de Três Corações e está anexado na denúncia feita pelo presidente do Legislativo.

Segundo ele, este, foi apenas um trecho de vários outros áudios que vem recebendo desde o fim do ano passado do prefeito.

“[Ele ameaça dizendo] ‘Se vocês não aprovarem esse projeto, eu não aceito emenda, o empresário não vai investir na cidade’. É prerrogativa do vereador, no exercício da sua função, emendar projeto, pedir estudo do projeto. Nós não podemos aceitar esse tipo de comportamento, porque o Legislativo é independente”, falou o presidente Fabiano Jerônimo.

O presidente da câmara revela que existem mais áudios parecidos circularam na internet. Alguns, publicados pelo próprio prefeito.

“Vereador sem prefeito não sai nem de casa, vocês vão apanhar até aprender”, teria dito o prefeito em outro áudio.

“Não foi surpresa o recebimento dessa denúncia, porque desde após a eleição acontecem algumas questões assim meio desagradáveis, alguns áudios, algumas questões que já vinham acontecendo desde então”, falou o vereador Weverton Aguiar Expedito.

Para o presidente da Câmara, esse material com conteúdo que ofende a conduta e até ameaça alguns vereadores, não condiz com a postura que um prefeito deve ter.

Todos os detalhes estão publicados na íntegra no canal oficial da Câmara nas redes sociais. A sessão durou três horas e foi aceita por unanimidade.

“Nós vereadores, desde janeiro, estamos tentando a harmonia, mas o chefe do poder Executivo é muito centralizador, ele não ouve as pessoas. Nesses últimos meses, alguns vereadores estavam aproximando, mas infelizmente é muito difícil ter o diálogo com o atual prefeito”, comentou o presidente da Câmara.

“Após o recebimento da denúncia, foi feita a leitura, nós tivemos o sorteio. Após o sorteio, nós nos reunimos e ficou decidido que eu seria o presidente, o vereador Lacerda o relator e o vereador Carlos Eduardo um membro da comissão”, disse o vereador Weverton.

O que diz a prefeitura
A assessoria da Prefeitura de Três Corações enviou uma nota informando que o prefeito recebeu com tranquilidade a notícia da denúncia apresentada na reunião da Câmara Municipal.

A nota também diz que a equipe de governo se reuniu nesta terça-feira, dia 10, para analisar o caso e irá se manifestar no momento oportuno e que confia no trabalho da Comissão Processante formada pelos vereadores.

*Por EPTV Sul de Minas

Nenhum comentário: