Pular para o conteúdo principal

OUSEUSE LANÇA PROJETO SOCIAL DE PROFISSIONALIZAÇÃO NA ÁREA TÊXTIL

Aprender Jovem atende faixa etária de 18 a 25 anos
Primeira turma do Aprender Jovem Ouseuse

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego no Brasil está em 14,7%. São várias as causas para o problema, mas, sem dúvida, a pandemia da Covid-19 ajudou a piorar esse cenário que se tornou crônico. A persistência do desemprego entre os jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos, por exemplo, voltou a subir em 2021 e alcançou 31% no primeiro trimestre deste ano, número que, em comparação à taxa da população geral, é mais do que o dobro.

Sem dúvida, os jovens nessa faixa etária saíram mais prejudicados pela pandemia. Mas as dificuldades para conseguir uma ocupação não são de hoje. Entre os problemas econômicos, sociais e estruturais que prejudicam a entrada dos jovens no mercado de trabalho, está a falta de experiência profissional.

Para ajudar esses jovens, a Ouseuse, uma das maiores empresas de moda íntima de Juruaia, polo mineiro do setor, lançou o projeto social Aprender Jovem, destinado à faixa etária de 18 a 25 anos. O objetivo do projeto é bem definido: qualificação de mão de obra na área têxtil. Para dar o pontapé inicial do Aprender Jovem, seis jovens iniciaram o curso, que tem duração total de 38 horas.

“O curso está sendo ministrado na fábrica da Ouseuse, em Juruaia, duas vezes na semana, em um total de 10 encontros. No final do treinamento, todos os participantes irão receber o certificado de participação e, aqueles que se destacarem, ou seja, se mostrarem aptidão, poderão vir a ser contratados pela Ouseuse”, explica Rosana Marques, diretora executiva da marca.

À frente do curso de qualificação está Fábia Martins, instrutora de corte e costura. Com 17 anos de experiência no mercado de confecção, executa e coordena atividades nas áreas de modelagem, produção e venda de lingerie (feminino e masculino), linha noite, praia e fitness.

A instrutora explica o processo e a duração do curso. “Primeiramente apresentamos a empresa aos participantes, assim como mostramos as matérias-primas utilizadas para a confecção de nossos produtos. Durante o curso, o primeiro contato é com as máquinas de costura (overloque, galoneira e reta), quando eles aprendem a ter o controle do pedal e conhecem o objetivo de cada máquina. Após isso, é iniciado a montagem de peças, passagem do elástico e a prega dos laços. Terminada essa etapa de 30 horas, eles vão para a produção da fábrica, quando conhecem melhor os processos de controle de qualidade, codificação e embalagem, em um total de 8 horas”.

O Aprender Jovem está em sua primeira turma, mas espera poder ajudar muitos jovens de Juruaia e região. “Esse projeto não possui apoio externo, ou seja, foi desenvolvido pela Ouseuse para ajudar com a falta de experiência desses jovens e por estar dentro dos valores e comprometimento da empresa junto à comunidade na qual está inserida”, finaliza Marques.

Para participar do Aprender Jovem Ouseuse é necessário ter entre 18 e 25 anos e fazer uma inscrição prévia pelo site https://moda.ouseuse.com.br/aprender-jovem-2. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ouseuse@ouseuse.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...