Pular para o conteúdo principal

PESQUISA APONTA QUE CONFIANÇA EMPRESARIAL TEM FORTE RECUPERAÇÃO


A pesquisa do Índice de Confiança do Empresário (ICE), realizada pelo Departamento de Pesquisa do Unis em conjunto com o Cesul Lab, GEESUL e a Educação Corporativa, demonstrou que o empresariado retomou fortemente a confiança nos negócios. A pesquisa foi realizada com empresários de Varginha e região, incluindo membros do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL).

Após dois trimestres consecutivos de baixas expectativas, a confiança cresceu e voltou a patamares semelhantes aos anteriores à pandemia. A expansão da vacinação promoveu a queda vertiginosa de casos, internações e óbitos, permitindo maior flexibilização e o fim de muitas restrições de circulação até então necessárias. Isso contribuiu para o retorno mais efetivo de muitos negócios.

O índice geral de confiança (uma média da visão atual e futura) apresentou o valor de 111,25, um aumento de 14,83 pontos em comparação com a última pesquisa feita em junho deste ano. Com relação ao índice de confiança atual (3° trimestre), o resultado foi 109,17, representando uma forte alta de 16 pontos em relação a junho. No que se refere às perspectivas para o 4° trimestre de 2021, o índice futuro teve como resultado 113,33, elevação de 13,66 pontos em relação à última pesquisa. Quando o resultado é acima de 100 pontos significa que a visão é positiva e otimista.

Em relação aos quesitos pesquisados, os destaques ficaram com contratações, segmento empresarial e vendas. Isso demonstra que os empresários acreditam que o quarto trimestre de 2021 trará bons negócios para o seu segmento, alta nas vendas e com isso permitindo o aumento nas contratações.

Para o professor Pedro Portugal, um dos coordenadores da pesquisa, algumas ações políticas são importantes como: a continuidade da vacinação e seu planejamento para o próximo ano, um foco maior no controle da inflação e o apoio ao investimento das empresas. Isso permitirá a geração de mais expectativas positivas contribuindo para a recuperação econômica efetiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...