sexta-feira, 12 de novembro de 2021

VACINAÇÃO É UM ASSUNTO INDIVIDUAL OU COLETIVO: CONFIRA O QUE ACHAM OS BRASILEIROS?

Pesquisa mapeou percepções de mais de 200 pessoas sobre modelo de trabalho ideal, relação com o gestor, vacinação e outros temas

A pesquisa Clima Organizacional - 2ª edição, realizada pelo Runrun.it, startup brasileira de SaaS de gestão do trabalho, ouviu 203 pessoas para entender suas expectativas sobre o futuro. Dentre as principais descobertas do estudo, está que a maioria (53,5%) não se sentiria confortável trabalhando presencialmente com alguém que não se imunizou contra a covid-19 por opção.

Com isso, 80,7% acreditam que a empresa deveria ter posicionamento de saúde coletiva, como por exemplo restringir o acesso de pessoas não imunizadas ao escritório físico, enquanto 19,3% acham que a empresa não deve vetar um colaborador de frequentar o escritório por não estar vacinado. A tendência, contudo, segundo a pesquisa, é que os trabalhadores se vacinem. Do total de respondentes, 40,9% já estão totalmente vacinados e 54,2% parcialmente.

O debate é importante dado que as pessoas tem vontade de adotar o trabalho híbrido. De acordo com o levantamento, a grande maioria (75,2%) diz querer trabalhar presencialmente de 1 a 3 dias por semana. Apenas 26,9% dos respondentes entendem o modelo de trabalho 100% remoto como ideal.

Essa inclinação positiva ao híbrido e home office pode estar relacionada à maturidade da empresa em adotar práticas de gestão de trabalho que estão dando certo no home office, conforme acreditam 62,5% dos entrevistados. Um indicativo dessas boas práticas é que 78,8% afirmam estar mais seguros agora em relação à estabilidade na empresa que no início da pandemia. 66% não tem encontrado muitas dificuldades em adquirir novos conhecimentos e 42,6% abrem a câmera para videochamadas sem se sentirem mal.

Nenhum comentário: